domingo, 23 de agosto de 2009

Jornalista desatento põe a culpa na capivara - Acidente de trânsito deixa vítima fatal



Por William Wollinger Brenuvida
http://deganchosegarranchos.blogspot.com


O expediente eletrônico de um veículo de comunicação da capital deu a seguinte notícia: “Capivara provoca acidente na SC-410 em Governador Celso Ramos”. Desatento ou apressado, o jornalista cometeu um erro.

A colisão frontal entre dois veículos automotores, na Rodovia Estadual Francisco Wollinger (SC-410), Km 10,5, na noite de terça-feira, 18, implicou no falecimento da massoterapeuta Sueli Ayres Paulo. Os demais envolvidos no acidente restaram feridos.

Cito elementos que contribuíram para o acidente:

1) falta de sinalização da estrada

• Faltam faixas obrigatórias que dividem as pistas;
• Não existem placas indicando animais na pista;
• Não há placas indicando falta de acostamento;

2) Falta de iluminação adequada

• No trecho da via, o SAMAE instalou luminária que cega o motorista que trafega no sentido Jordão-Ganchos;

3) Falta de acostamento

• Houve espaço para o acostamento, mas a ingerência da prefeitura ao longo das décadas permitiu construções próximas da pista.

4) Visibilidade

• Noite chuvosa e/ou piso do asfalto molhado. Também o mês de agosto é caracterizado por forte nevoeiro.

5) Tentativa de desviar do objeto

• Lembro as noções de direção defensiva – hoje obrigatórias nas auto-escolas. O susto pode ter feito a motorista puxar o volante para esquerda, como uma reação básica de defesa

6) Velocidade

• Cabe avaliação técnica. A via obriga transitar a 60 km/h e muitos ignoram a regra. Está comprovado que uma colisão nessa velocidade contra um muro pode trazer danos fatais ao condutor e acompanhantes – salvo em automóveis com dispositivos de segurança mais novos.

7) Depois podem estar relacionados cansaço, estresse, inexperiência em dirigir a noite e com chuva, distrações.


A Rodovia Estadual Francisco Wollinger (SC-410) está sendo recapeada após vinte anos de asfaltamento e tendo ajustes após 89 anos de abertura (1920).

Há alguns anos o motorista de uma Van do Canto dos Ganchos salvou seus passageiros. Manteve-se na pista quando acometido de luz alta emitida do veículo em sentido contrário. Chovia e o trecho não possuía iluminação adequada. Por infelicidade um homem alcoolizado no leito da pista faleceu. Desviar a esquerda ou a direita significaria colisão frontal ou queda de metros. Decidiu o motorista proteger os passageiros sem pensar em si. Ele foi inocentado. Eu estava no veículo.

É uma pena que o jornalista tenha colocado a culpa na capivara que morreu no local. Se fosse um pedestre, sua visão antropomórfica de mundo daria a mesma notícia? Não se sabe. Foi mais feliz a jornalista Cristiane Toschi ao dar a notícia, no blog do A Cidade – Governador Celso Ramos, de forma autêntica e isenta. Preocupo-me com esses fatos, pois são nas pequenas coisas que entendemos que A humanidade está asfixiada de asfalto, concreto, máquinas e solidão. Sempre se busca um culpado pra tudo.

Um comentário: