terça-feira, 11 de agosto de 2009

ARTIGO - ALEITAMENTO MATERNO


Por: Greice D. Ehrhardt - Nutricionista

A alimentação e nutrição adequada são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, pois representam a base da própria vida.
Não há dúvida de que o leite materno representa o melhor alimento para o bebê. São inúmeras as vantagens da amamentação, especialmente nos primeiros meses de vida, ela garante em muitos casos a sobrevivência das crianças. Sob o ponto de vista nutricional a complementação alimentar precoce é desvantajosa para a criança, pois, além de reduzir a duração do aleitamento materno, prejudica a absorção de nutrientes importantes.
O benefício da amamentação vale por toda a vida. Crianças que mamam têm menos riscos de sofrer de doenças. Para as mulheres, o ato também traz benefícios como reduzir o sangramento após o parto e diminuir a incidência de anemia, de câncer de mama e ovário e também a osteoporose.
O leite não é somente um veículo de energia e nutrientes. Satisfaz, também, outras necessidades de natureza psicológica. Como a de segurança e a de aproximação. A partir dai dará início a vários sentimentos que influenciarão para sempre o comportamento da criança.
A duração da amamentação está associada a diferentes fatores relacionados à criança e à mãe. Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, seguido da introdução de alimentos sólidos e líquidos de acordo com a idade, mantendo o aleitamento materno até os dois anos.

10 motivos para amamentar seu bebê:

1. O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê até o sexto mês de vida;
2. Até os seis meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento. Basta o leite materno;
3. A criança que mama no peito desenvolve melhor o cérebro e a estrutura facial;
4. A digestão do leite materno é mais fácil, diminui a chance de enjôos e cólicas;
5. O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes e cáries. O bebê cresce mais forte e sadio;
6. Está comprovado que bebês alimentados somente com leite materno nos primeiros seis meses de vida ficam menos sujeitos à alergia;
7. O leite materno é de graça, está sempre pronto e na temperatura ideal;
8. Amamentar previne hemorragias maternas no pós-parto e, em geral, o corpo retorna ao normal mais rapidamente;
9. Amamentar diminui o risco de câncer de mama e de ovário;
10. Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta.

“Quem ama, amamenta!”
A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi comemorada entre 01 e 07 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário