terça-feira, 18 de agosto de 2009

Desenvolvimento turístico será tema de Seminário Estadual

Discutir o planejamento participativo do turismo em âmbito estadual, regional e municipal por meio da abordagem das políticas públicas, apontando caminhos para o desenvolvimento sustentável, tendo a atividade turística como meio de fortalecimento econômico e cultural dos municípios catarinenses. Esse é o objetivo do 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal, promovido pela FECAM, em parceria com as associações microrregionais, que será realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) nos dias 22 e 23 de setembro em Balneário Camboriú.

Para a assessora da área de turismo da FECAM, Raquel Rodrigues, além da identificação e do aproveitamento dos potenciais, o turismo cresce a cada dia, e por isso é importante promover encontros e discussões relacionadas ao envolvimento da comunidade local, à conservação dos recursos naturais e à gestão e à promoção dos destinos. “O aumento na procura por novos roteiros por turistas nacionais e estrangeiros gera uma necessidade de profissionalização e adequação dos municípios para em um duplo esforço para manter suas características turísticas e modernizar os serviços oferecidos”, explica.

Como explica o presidente da FECAM e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, o municipio é o principal protagonista da organização e do ordenamento da atividade turística. “Para o destino se tornar turístico, é necessário não apenas uma festa popular, uma bela cachoeira, ou um portal, precisamos de planejamento e atenção à realidade e cultura locais para elevar a qualidade de vida da comunidade receptora”, afirma.

No seminário, serão debatidos temas relacionados a politicas públicas para atividade, regionalização do turismo e sustentabilidade turística. Os assuntos serão abordados por professores e especialistas da área, além de representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Pretende-se reunir prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, Cultura e Administração, diretores e técnicos da área, profissionais do trade, estudantes e demais interessados em discutir o desenvolvimento do setor.

As inscrições para o 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal podem ser realizadas no site da EGEM em www.egem.org.br e o valor é R$ 75 por participante. ASCOM/FECAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário