terça-feira, 11 de agosto de 2009

Projeto Ambiental “Conhecer para Preservar” amplia propostas




Por Cristiane Toschi

O Projeto Ambiental “Conhecer para Preservar”, idealizado pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, está sendo desenvolvido com professores e demais funcionários das escolas municipais com o objetivo de ampliar propostas. O programa existe desde 2007 e até o momento era desenvolvido somente com os alunos.

Coletas de papel, óleo e pilhas serão feitos pela comunidade
Palestras estão sendo ministradas pela coordenadora do projeto, Heloísa Karam, momento este que diversas dúvidas são esclarecidas e novas ideias surgem para que todos se envolvam no projeto. “Estes encontros estão surtindo efeito. Iniciaremos neste segundo semestre um trabalho de coleta de óleo para fazer sabão. Iniciaremos no CEI de Canto dos Ganchos, onde surgiu a ideia. Depois levaremos para os outros bairros. A própria comunidade e o comércio local também participarão dos programas porque queremos que todos participem. Pretendemos também fazer uma campanha para armazenar pilhas e devolver para os fabricantes. Ninguém sabe o que fazer e elas são radioativas, prejudiciais à saúde. A reciclagem do papel já é uma realidade em todas as escolas. As crianças já estão envolvidas com o mundo da reciclagem. Queremos também fazer palestras com os pais dos alunos dentro das escolas, desta forma os incentivaremos a participem das ações em prol da preservação da natureza, dentro e fora de casa”, adianta Heloísa. Atualmente, muitos pais de alunos se envolvem com a horta das escolas e colaboram com a entrega de adubo, terra e ajudam a plantar.

Secretaria pretende incluir educação ambiental na grade curricular
Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Azenir Porto Soares, o projeto iniciou em 2007 e, com a união dos alunos, educadores ambientais, professores e funcionários o projeto cresce a cada dia. “O objetivo maior é sensibilizar e despertar as crianças para as questões ambientais como preservação do meio ambiente em que vivemos. Elas repassarão o que aprendem para seu convívio social, multiplicando o objetivo do projeto. O mais gratificante neste trabalho é perceber que muitas pessoas estão se envolvendo e as crianças já aderiram. Agora com as palestras, todos os funcionários estão sendo estimulados a participar cada vez mais. A ideia na horta na escola os faz perceber que beneficia a saúde dos próprios filhos e, futuramente, quem sabe, a comunidade não possa usufruir dos alimentos frescos e saudáveis. O projeto não pára por ai, no próximo ano pretendemos incluir aulas de Educação Ambiental como disciplina na grade curricular”, afirma a Secretária de Educação e Cultura, Azenir Porto Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário