segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BANDA NOVO STYLLU


Por Amanda Alves

No grupo Novo Styllu, o projeto de gravar um CD Demo vai além da viabilidade financeira, depende dos seus integrantes, que tem métodos próprios de criação. Em início de carreira, as experimentações são rotina. “Estava um dia dirigindo no trabalho e veio uma ideia, tive que parar e escrever porque se não iria fugir”, lembra o vocalista Renan Ocker, 22, que encontrou apenas a tela do celular para registrar seus pensamentos. “Surfista Pescador” é uma das cinco músicas desenvolvidas por ele em conjunto com Rudi dos Santos, 25, o baterista. Ao estilo Bob Marley, eles incorporaram o reggae à música, e apresentam uma das influências.
O outro lado do disco é o rock, como se percebe durante o ensaio numa tarde de domingo na Fazenda da Armação. Músicas de Charlie Brown Jr repetem aos ouvidos de Renan e Rudi e dos demais componentes da Novo Styllu: o baixista Felipe dos Santos, 25, o guitarrista Willian Gonçalves, 25, Rafael Ocker, que dedilha ao violão, e o mais recente integrante, o santista Thiago Alves, 23, que toca guitarra solo.
De todas as influências, no entanto, a das marés é mais forte. Ela chega como brisa à sacada do estúdio improvisado da Novo Styllu, e aos poucos substitui o repertório pronto. Entre a tarefa de “tirar música” (aprender a tocar) de outras bandas e as apresentações covers que agitam o público, os jovens músicos criam seu estilo. No caso de “Surfista Pescador”, o cenário de fundo é a Praia Grande, lugar que abriga o trabalho mais popular da cidade: a pesca.
“A música é um vício”, afirma Rudi, da Novo Styllu. Para alimentar essa obsessão, ele e o restante do grupo se comprometem a não faltar aos ensaios. Um ou outro chega atrasado, como num domingo, quando o guitarrista Willian teve que ser chamado em casa. Mas, não faltam. “Compromisso e vontade são os pré-requisitos para entrar na banda”, eles acordam. A união saudável em torno da música é vista por eles, como uma opção aos que estão seguindo caminhos errôneos. As drogas são um grande problema apontado pelas bandas, que está atingindo as famílias de Governador Celso Ramos.
O uso indiscriminado de drogas tem levantado uma questão pouco discutida: Como prevenir? A situação destas famílias na cidade e iminente a tantas outras é uma triste realidade que deve ser encarada.

3 comentários:

  1. Segue video da banda Novo Styllu: http://www.youtube.com/watch?v=dADc5-45O28

    ResponderExcluir
  2. A banda novo styllu gostaria de agradecer o jornal a cidade pela oportunidade pelo insentivo e boa sorte ai com o jornal
    brigadaum!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É essa é uma banda com muito talento e futuro,pena que
    o vocalista tá desanimando,espero vê-los em breve
    com toda garra de novo.
    Renannn vamo aê,não desista dos seus sonhos...
    beijusxsxsx..saudadesss

    ResponderExcluir