sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Expoinco de portas abertas

Expectativa é que 20 mil pessoas passem pela feira nos quatro dias do evento
Por Manoela Hoffmann

A diretoria da Aemflo/CDL-SJ, organizadora da Expoinco, abriu as portas da feira, no Centro Multiuso, com solenidade de abertura oficial na última quinta-feira, dia 24, e palestra inaugural do prefeito Djalma Berger e do presidente da Fiesc, Alcântaro Correa.

O evento, que conta com cerca de 70 expositores, deve movimentar um volume de negócios na ordem de R$ 50 milhões. Durante os quatro dias, estão previstos mais de 20 visitantes.

Segundo o presidente da entidade, Tito Alfredo Schmitt, a feira traz a possibilidade das empresas mostrarem seu potencial. “Os produtos expostos aqui são exportados para vários lugares do mundo. Vamos mostrar o que é comercializado em nossa região e dar visibilidade para as empresas.”

Para Édio Vieira, secretário de indústria e comércio de São José, a ideia é mostrar que é possível viabilizar um feira focada na iniciativa privada. “A Aemflo/CDL-SJ acredita na força dos empresários da região e por isso consegue organizar um evento desse porte”, disse. “A feira traz motivação para a indústria e comércio do estado.”

Cabelo e maquiagem gratuitos na Expoinco

A Expoinco oferece diversos serviços gratuitos aos visitantes. Além das consultorias, oficinas, palestras e debates oferecidos pelo Sebrae/SC, o núcleo de empresários do setor de salões de beleza e estéticas oferecem corte, escova, hidratação e maquiagem gratuitamente ao público. A feira fica aberta até domingo, das 10 às 22h, no centro Multiuso de São José, e a entrada é franca.

PMDB Mulher elege primeira presidente




O partido do PMDB de Governador Celso Ramos elegeu, no último dia 23, a primeira presidente do PMDB Mulher, Ivani Bernardes. Na ocasião, foi definida também a diretoria do partido feminino que tem como vice-presidente Nair Elodias Marques Sagas, segunda vice-presidente Elisangela Pontes, secretária geral Madalena Adacir Costa, secretária geral Alda Nei de Azevedo Duarte, tesoureira Lindóia Guilherme, vogal 1 Beatriz Valcides Soares, vogal 2 Azenir, suplente 1 Vanusa Walma de Oliveira e suplente 2 Liliane Antonieta da silva.
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos na área política, a presidente do partido PMDB Mulher afirma que chegou o momento das mulheres atuarem no município com mais precisão. “Pretendemos nas próximas eleições eleger candidatas ao Poder Legislativo e também para atuar na gestão pública municipal. Desta forma também fortaleceremos nosso partido”, afirma Ivani Bernardes.
O atual presidente do PMDB de Governador Celso Ramos, Carlos Flores, parabenizou a indicação da presidente Ivani e das demais participantes ao partido que terá o desempenho das mulheres. “Com a atuação intensificada das mulheres no partido PMDB Mulher fortificará ainda mais nosso trabalho político no município de Governador Celso Ramos”.

Legenda: Presidente Ivani (2ª da dir. para esq.) juntamente com a diretoria feminina

Dançarinas do PAIC se apresentarão no 20º Festival de Dança





Alunas de dança do PAIC - Portal de Acesso a Informação e Cidadania se apresentarão no 20º Festival de Dança que será realizado no Shoping Itaguaçu nesta sexta-feira, dia 25.

As dançarinas da unidade da Fazenda da Armação farão a dança do Maxixe às 20h45, enquanto que as meninas de Areias de Baixo se apresentarão como Indianas às 21 horas.

Acompanhe os jogos do final de semana do Campeonato Municipal de Futebol Amador

CATEGORIA VETERANO

DATA HORAS CAMPO CLUB 1° JG SEMI FINAL CLUB

26/09 15:30 Amazonas Amazonas A X Pescador A

26/09 13:40 Amazonas Mar Azul X Palmas


CATEGORIA PRINCIPAL A - B

DATA HORAS CAMPO CLUBES 2° SEMI FINAL CLUBE

20/09 15:30 Palmas Palmas X Areias de Cima A

20/09 14:00 Palmas CEM X Areias de Cima B

DATA HORAS CAMPO CLUBES 2° SEMI FINAL CLUBE

20/09 15:30 Caieira Caieira X Amazonas

20/09 14:00 Caieira Vila Nova X Ganchos de Fora

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Conselho Tutelar promove Campanha Contra Violência Infanto-juvenil




No Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, comemorado em 24 de setembro, o Conselho Tutelar de Governador Celso Ramos promove uma campanha em frente à Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, em Ganchos do Meio. Os cinco membros do conselho distribuirão folders explicativos para as pessoas e motoristas que passarem pelo local no período da manhã. A Polícia Militar participará do encontro.

“Enfocaremos neste dia para que as pessoas denunciarem. Todos somos responsáveis pelo combate à violência e exploração infanto-juvenil. Cada um deve fazer sua parte”, comunica o presidente do Conselho Tutelar Zailton Benício da Silva.

No período da tarde os conselheiros tutelares da Comarca, que tem as cidades de Governador Celso Ramos, Biguaçu e Antonio Carlos, distribuirão os panfletos em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 101, bairro São Miguel, em Biguaçu.

O número do disque-denúcia é 100 ou pode ser diretamente no Conselho Tutelar do município: 48 3262-2460.

Segunda fase das reuniões do Plano de Manejo da APA inicia segunda-feira


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida todos os pescadores, maricultores e profissionais da área pesqueira a participarem da segunda fase das reuniões do Plano de Manejo da APA de Anhatomirim que iniciam na próxima segunda-feira, dia 28 (acompanhe programação abaixo).

Na primeira fase das reuniões foram prestados esclarecimentos do que deverá ser feito para a elaboração deste documento que estabelecerá o zoneamento e as normas desta Unidade de Conservação Federal.

Nesta segunda fase de reuniões comunitárias terá como objetivos: identificar os principais problemas e conflitos referentes à pesca e maricultura; identificar as estratégias de gestão destes conflitos e eleger os representantes comunitários.

Os eleitos participarão da terceira fase do plano que contará com Oficina de Normatização da Pesca e Maricultura. Neste evento haverá a participação dos órgãos públicos e das entidades representativas desse setor (colônias, sindicatos, associações) momento que serão definidas as regras e os programas de monitoramento e apoio a esta atividade econômica no interior da APA do Anhatomirim.

Os encontros acontecerão sempre às 18 horas. No dia 28 será no Salão Paroquial da Costeira, no dia 29 Clube do Pescador na Fazenda da Armação, dia 5 de outubro na Sede do Campo da Caieira e no dia 6 no Salão Paroquial da Armação da Piedade.

Advogados lançam livro sobre Terras de Marinha em Joinville


Lançamento será na Livraria Midas dia 29
Por Amanda Alves

Na próxima terça-feira (29) o advogado especialista em Direito Notarial e Registros Públicos, Roberto Pugliese, lançará o livro “Dos Terrenos de Marinha e Seus Acrescidos”. A obra desenvolvida em co-autoria com a advogada Lia dos Reis Melo trata de um assunto que incomoda milhares de proprietários no Brasil: a disputa de imóveis entre ocupantes particulares e União Federal. O lançamento será às 19h na Livraria Midas em Joinville.

O autor Roberto Pugliese diz que o evento vai além da venda de livros. Haverá uma exposição do assunto para o público e o esclarecimento de questões envolvendo processos movidos por ocupantes contra a União Federal. Isto porque, quem ocupa uma área considerada Terreno de Marinha, necessita pagar taxa a este órgão para continuar a ocupação e não tem direito pleno sobre o imóvel.

“Não são poucos os casos que ocupantes tradicionais, estabelecidos em residência ou empresa, repentinamente foram obrigados a entregar o prédio à União Federal. Por isso, é constante a discussão junto ao foro federal, em que os ocupantes se insurgem com o ato arbitrário que lhe são impostos”, explica Pugliese. Por ter domínio sobre o terreno, a qualquer momento a União pode reintegrar-se na posse do prédio ocupado por particular, mesmo mediante apresentação de titularidade registrada em cartório.

Terrenos de Marinha

A cobrança imobiliária decorrente de ocupação em terras consideradas de marinha pela União Federal tem incomodado moradores do país nos últimos anos, principalmente do litoral. A denominação Terras de Marinha, para áreas que se encontram dentro da faixa de 33 metros que tenham oscilação da maré tem saído caro para seus proprietários. Em 2007, mais de 27 mil terrenos que se encontram nesta situação em Santa Catarina tiveram enormes reajustes na taxa de ocupação. Os acréscimos chegaram a 1300 %.

Sobre os autores

Lia dos Reis Melo é advogada formada pela Universidade da Região de Joinville. Pós graduada em nível de especialização em Direito do Trabalho e Preparação para a Magistratura em 2004.

Roberto J. Pugliese é advogado, sócio fundador da Pugliese e Gomes Advocacia. Formado em Direito pela Faculdade Paulista de Direito, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, em 1974. É especialista em Direito Notarial e Registros Públicos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo (SP) em 1977, e especialista em Educação Ambiental , pelo Centro de Especialização à Distância do Senac - Curitiba (PR), 2006. É membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC.

É autor das seguintes obras:

"Curso de Direito Judiciário" (1987), com prefácio do Ministro Cezar Peluzo, do STF;
"Direito Notarial Brasileiro" (1989), com prefácio do Tabelião Albergaria, de São Paulo;
"Summa da Posse, Direito Ação e Legislação";
"Direito das Coisas" (2005);
"Quadro Histórico Retrospectivo das Circunscrições Imobiliárias da Comarca de São Paulo" (1973);
“Dos Terrenos de Marinha e Seus Acrescidos” (2009).

O quê: Lançamento do livro: Dos Terrenos de Marinha e Seus Acrescidos
Onde: Rua Dr. João Colin, 475 – Centro – Joinville na Livraria Midas
Quando: 29 de setembro
Horário: 18h

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Associação dos Escritores dos Municípios convida escritores para participarem de coletânea

A (AESGF)ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES DOS MUNÍCPIOS DA REGIÃO DA GRANDE
FLORIANÓPOLIS Entidade de cunho cultural com a finalidade de promover, incrementar
e fomentar a prática e a divulgação da literatura)CONVIDA:

Convidamos V.Sª a participar da COLETÂNEA intitulada “TIJUCAS DE T0DOS
OS ENCANTOS”, seguindo os seguintes critérios:

1) Cada participante poderá participar com poesias, contos, crônicas, ou outros.
2) O livro terá 160 páginas distribuídas entre os escritores.
3) É de responsabilidade de cada autor revisar sua obra.
4) Em caso de plágio fica o autor, exclusivamente, responsável civil e
criminalmente.
5) Cada escritor pagará pelo número de página, assim determinado:

Nº DE PÁGINAS VALOR QTIDADE DE LIVROS
01 PÁGINA R$ 25,00 02
02 PÁGINAS R$ 50,00 04
03 PÁGINAS R$ 75,00 06
04 PÁGINAS R$ 100,00 08
05 PÁGINAS R$ 125,00 10
06 PÁGINAS R$ 150,00 12

6) O prazo final para entrega dos materiais será no dia 01 de outubro de 2009.
7) O material deverá ser entregue por e-mail : Academiagcr@gmail.com
e os contatos poderão ser feitos pelo fone: (48) 32620296.
8) O lançamento do livro está previsto para o dia 14 de novembro de
2009 na cidade de Tijucas, em lugar e horário a confirmar.
9) O Livro terá o formato de 15X21, capa colorida, miolo preto e
branco com fotos.

Professor Miguel João Simão
Presidente da AESGF

Concurso do Sebrae atrai estudantes de todo Brasil

Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro


Por Amanda Alves


Estudantes de todo Brasil buscam informações no site do II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários, promovido pelo Sebrae/SC. O projeto que propõe a realização de plano de negócio por estudantes de nível superior e professores, e oferece uma viagem técnica ao Vale do Silício, nos EUA, está com inscrições abertas até o dia 9 de outubro. O aumento de acessos ao portal sebrae-sc.com.br/concurso a partir de outros Estados brasileiros é verificado pela organização do Concurso, que por enquanto está focado aqui.

O Concurso Plano de Negócio é uma iniciativa catarinense e teve sua primeira edição em 2008, quando 867 estudantes se inscreveram. Todos os municípios catarinenses tiveram representantes. Para este ano, a expectativa é que triplique o número de participantes.

O projeto surgiu a partir de outro projeto maior, o Negócio Certo e que tem servido de modelo em outros Estados. Esta iniciativa do Sebrae/SC, desenvolvida a partir de 2004, foi implantada em Sergipe e Rondônia e já foi nacionalizado. São mais de 82 mil inscritos neste modelo de fomento ao empreendedorismo em todo o Brasil.

Como participar do II Concurso Estadual Plano de Negócio


Estudantes efetivamente matriculados em universidades e faculdades de Santa Catarina podem participar do II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários. Para tanto basta se cadastrar no Programa de Autoatendimento Negócio Certo www.sebrae-sc.com.br/negociocerto e se inscrever no concurso.

O desenvolvimento do plano de negócios deve ser inteiramente feito no ambiente virtual, etapa 2 do Programa de Autoatendimento Negócio Certo. No espaço, o estudante poderá participar de discussões sobre planejamento de negócios e outros assuntos relacionados à elaboração do plano de negócio, bem como ferramenta tira dúvidas e Tutoria. Mas, também pelo telefone 0800-6430401, o estudante terá orientações quando precisar, garante Spyros. “Queremos fomentar a capacidade empreendedora de cada estudante e contribuir nesse projeto.”

Jeremias sem Cão aprova projeto junto à Secretaria Municipal de Cultura de Biguaçu



Trata-se do “Circuito Rock & Poesia II” que irá promover os shows de lançamento do próximo trabalho do Jeremias em cidades da Grande Florianópolis.

Não bastasse isso, em um segundo momento, o dito circuito levará a banda (e seu show) até os bairros (distantes do centro da cidade) e escolas da rede pública de ensino de Biguaçu.

No início desta semana, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Douglas Borba, confirmou o fornecimento de toda a parte logística (palco, sonorização, iluminação e transporte) do projeto.

Sem dúvida, um significante aporte para o grupo, que em janeiro deste ano teve aprovado o projeto "Rock & Poesia II" junto à Eletrosul – Centrais Elétricas S.A., obtendo verba para a gravação do seu segundo CD, contemplado pela estatal na categoria “projetos institucionais”.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Instituto Catarinense de Genealogia promove II Congresso em Florianópolis


Organizado pelo Instituto Catarinense de Genealogia (INGESC) aconteceu
nos dias 11, 12 e 13 de setembro o IIº Congresso Catarinense de
Genealogia em Florianópolis.
O Congresso que iniciou na tarde de sexta-feira contou com presenças
de todo Estado Catarinense e convidados de outras cidades
brasileiras.
Na solenidade de abertura foi apresentado o brasão do Instituto e
comemorado 10 anos de fundação da Casa dos Açores com apresentação da
senhora Carin Machado, Presidente da CAISC.
A Pesquisadora Ismênia Ribeiro Scheneider que fez toda Árvore
Genealógica da família Ribeiro, desde 1750 a 2007, homenageou os
famíliares de Elisiário Camargo Branco que é um dos descendentes da
família Ribeiro em Santa Catarina.

Temas discutidos
Entre as discussões e apresentações foi levantada a questão do Negro
em Tubarão pelo Professor Paulo Henrique Lúcio, estudioso daquela
região, Portugueses Continentais apresentado pelo Doutor em Sociologia
Ricardo Costa de Oliveira, Nativos Brasílicos e Africanos por Sinira
Damaso Ribas.
No sábado a presença do Doutor Sérgio Luiz Ferreira que apresentou o
Quilombo de Santo Antonio de Lisboa e a Colonização Açoriana no Brasil
Meridional pelo Professor Nereu do Valle Pereira.
O evento ainda foi abrilhantado pelos estudantes de Jornalismo Luíz
Hammes e Edilaine Cristina que mostraram ao público presente um
maravilhoso trabalho de pesquisa relacionado ao Negro de Garopaba;
Toni Jochen que falou sobre os alemães em Santa Catarina e
apresentação do livro de Zélia Maria Sell que pesquisou sobre os
alemães no sul do país.
Foram levantados dados sobre os Ucranianos, Italianos, Gregos.
Estavam presentes além do público convidado, representantes das
seguintes Instituições: Arquivo Público do Estado, Casa dos Açores,
Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de
Santa Catarina, Academias de letras de diversas cidades, Grupo de
Poetas Livres de Florianópolis e a Associação dos Escritores dos
Municípios da Região da Grande Florianópolis, representada pelo ,
Presidente Professor Miguel João Simão e o Tesoureiro Tiago Nilson da
Silva, Poeta e Escritor.
Dentro das considerações finais a Associação dos Escritores (AESGF)
foi lembrada por sua participação, momento em que Professor Miguel
João Simão e Tiago Nilson da Silva passaram a fazer parte do INGESC
(Instituo Catarinense de Genealogia).
Professor Miguel João Simão falou da importância das pesquisas sobre
as famílias Catarinenses, mostrando o levantamento das famílias
Gancheiras que fez até o momento e salientou que a Associação dos
Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis tem se
esforçado e mostrado seu compromisso com os eventos da Região no que
diz respeito aos aspectos cultural, artístico e literário. Concluiu
dizendo que nesse ano de 2009 a Associação fez dois grandes eventos,
sendo o primeiro no dia 14 de março no Hotel Águas de Palmas,
homenageando os Escritores e Poetas da Região pela passagem do Dia
Nacional da Poesia e o Lançamento do Livro Alvorada de Inverno na
cidade de Canelinha. Além de participações em eventos em algumas
cidades da região, Canelinha, divulgando e promovendo a literatura.
Miguel João Simão que está organizando o Livro "Tijucas de Todos os
Encantos" e um caderno sobre Governador Celso Ramos com a
participação dos Alunos da Rede de Ensino diz que não podemos ficar de
braços cruzados esperando tudo do poder público, cada um tem que fazer
sua parte e envolver pessoas que gostam dessas atividades. Outra
manifestação artística e cultural que a Associação está organizando é
a Feira Mensal dos Artistas da Terra. A Feira pretende reunir uma vez
por mês artistas de diversas modalidades, entre eles: artesãos,
músicos, escritores, criveiras, bordadeiras, artistas plásticos entre
outros e no último sábado de cada mês apresentar numa comunidade de
Governador Celso Ramos.
A idéia está sendo discutida e deverá ser entregue um documento ao
Poder Executivo Municipal solicitando a ocupação das Praças para esses
eventos.

legenda: Miguel (Presidente da Associação dos Escritores dos Municipios
da Região da Grande Florianópolis, Edilaine (Pesquisadora sobre o
negro em Garopaba),Tiago ( Tesoureiro da Associação) e Luiz Hammmes, Historiador e Jornalista

terça-feira, 15 de setembro de 2009

2ª etapa da Campanha Contra Poliomielite já começou


A Secretaria Municipal de Saúde divulga a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil que teve início na segunda-feira, dia 14, e se estenderá até sábado, dia 19. Todas as crianças de 0 até 5 anos devem ser vacinadas. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação das crianças.

A meta a ser atingida é de 812 crianças, sendo 148 menores de um ano e 664 possuem entre dois e cinco anos.
Durante esta semana, as vacinações estão sendo realizadas nos Postos Municipais de Saúde, das 14 às 16h30. Hoje, quarta-feira, dia 16, será na Costeira e no Jordão. Na quinta-feira, dia 17, em Palmas e em Areias de Cima. Na sexta-feira, dia 18, será no Posto de Calheiros.

O Dia D da Campanha Contra a Poliomielite acontecerá no próximo sábado, dia 19, em todos os Pontos Municipais de Saúde, na Colônia de Pescadores no bairro de Canto dos Ganchos e em Ganchos de Fora, das 8 às 17 horas.

Mais informações: 3262-0301 / 3262-0152.

Artigo - Brazilian Day

Por Paiva Netto

Na cerimônia de abertura da 25a edição do Brazilian Day Festival, em Nova York, nos Estados Unidos, ocorrida no sábado, 5/9, a Legião da Boa Vontade uma vez mais se fez presente, levando a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, uma láurea que se tornou tradição neste evento cujo diretor-geral é o nosso amigo jornalista Edilberto Mendes, editor-chefe do “The Brasilians”.
A equipe do portal Boa Vontade (www.boavontade.com) publicou bela reportagem sobre a entrega da comenda da LBV, nessa festa dos brasileiros que comemora o Dia da Independência do Brasil, em terras norte-americanas:
“O agraciado da edição foi o cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro Carlinhos Brown, um reconhecimento da Instituição pelos seus esforços em empreender ações sociais, por meio da música, que têm transformado a vida de crianças e jovens de baixa renda, na capital baiana. A entrega da comenda foi feita pelo jovem legionário Alziro Paolotti de Paiva, que representou o diretor-presidente da LBV. Ao anunciar o homenageado, ressaltou: ‘Todos conhecem o Carlinhos cantor, compositor, músico internacional. Mas hoje vamos premiar o que modifica a vida de tanta gente no Brasil e no exterior. Ele nos leva para o mundo inteiro, a nossa melhor parte: a da cultura, da solidariedade, do carinho que o brasileiro possui. E a Legião da Boa Vontade, que é uma organização brasileira, tem a honra de premiar Carlinhos Brown’. Recebido com carinho pelo público, o cantor assim se expressou: ‘A LBV nasceu quando nasceu o Brasil’. A frase entusiasmou a plateia, que respondeu com calorosas palmas. Em entrevista à Boa Vontade TV, enfatizou: ‘A Legião da Boa Vontade não é um projeto apenas social, é um projeto espiritual. Porque não é só uma legião. Quem são as legiões? Anjos, arcanjos. Então Deus criou uma legião de anjos para ajudar no desenvolvimento humano, para ajudar na iluminação do homem’. Em certo ponto da entrevista, virou-se para Alziro de Paiva e afirmou: ‘Diga ao seu pai que eu também sou como um filho dele, porque aquele que alimenta um homem é pai. Estou muito contente com a LBV e muito honrado por estar aqui. Essa premiação não vai para mim, mas para todos aqueles que têm Fé’”.

Grato, Carlinhos Brown. Orgulha-nos saber que a quase sexagenária mãe LBV faz parte de sua vitoriosa trajetória.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Prefeito Anísio viaja para Costa Rica em busca de novos conhecimentos de sustentabilidade



O Prefeito Municipal de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, viaja nesta segunda-feira, dia 14, para o país da América Central da Costa Rica em companhia da Secretária de Educação e Cultura Azenir Porto Soares e do Presidente da Câmara de Vereadores César Passos. Uma comitiva do Governo do Estado, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeitos de diversos municípios do Estado fará a viagem que tem por objetivo conhecer o país considerado modelo no que diz respeito a sustentabilidade.

“Os participantes desta viagem terão a oportunidade de conhecer um case de turismo que será muito importante para o crescimento turístico do município de Governador Celso Ramos. O turismo tem a ver com nossas vocações, por isso, vou para esta viagem em busca de modelos de ecoturismo e de desenvolvimento sustentável. Com certeza os resultados desta viagem serão valiosos para nosso desenvolvimento econômico e turístico. Será uma missão articulada juntamente com o Governo do Estado e da Fecam e o país da Costa Rica”, adianta o prefeito Anísio.

Vice-prefeito Marcelo Cunha assumiu a prefeitura nesta manhã

Em solenidade no gabinete do prefeito Anísio Soares na manhã de segunda-feira, dia 14, foi feita uma transmissão do cargo de prefeito, no período de 14 a 20 de setembro, ao vice-prefeito Marcelo Cunha.

“O Marcelo assumirá como prefeito nos dias que estarei viajando, juntamente com a comitiva do Governo do Estado e diversos prefeitos convidados pela Fecam, para que resolver todos os assuntos necessários para que nossa administração continue ativa e beneficiando nossa população. Peço a todos os secretários e funcionários que auxiliem o Marcelo para que tudo transcorre da melhor forma em minha ausência”, afirma o prefeito Anísio.

Em seu depoimento, Marcelo Cunha afirma que procurará conduzir a dinâmica do prefeito Anísio. “Será uma grande responsabilidade assumir a prefeitura, porém, com a experiência que tive como vereador e agora como vice-prefeito, procurarei conduzir da melhor forma juntamente com a grandiosa e concisa equipe que, com certeza, facilitará minha vida nos próximos dias. A viagem do prefeito Anísio serão tão produtiva quanto a que fez para Europa e que rendeu contatos como o grandioso empreendimento do Quinta dos Ganchos, prestes a ser concluído. Que façam uma boa viagem”, finaliza Marcelo que desejou uma boa viagem à comitiva.

Na Câmara de Vereadores o vereador Anderson Ajair dos Santos assumirá a presidência da casa durante a viagem no lugar do atual presidente César Passos.

Novos conselheiros tutelares são empossados na Câmara de Vereadores




Os cincos conselheiros tutelares eleitos na última sexta-feira, dia 11, foram empossados na Câmara de Vereadores na tarde de hoje, dia 14. Zailton Benício da Silva, Lígia Alda Duarte, Síntia Janete Marques e Grasiele Jucélia dos Santos foram reeleitos para assumir a gestão 2009 - 2012. Eleita pela primeira vez, Mirele Lenir Pontes será a novata da atual gestão.

Eleição
Dos 13 candidatos deferidos, apenas nove compareceram ao dia da eleição. Das 62 entidades Governamentais, Não-Governamentais e membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) inscritos, apenas 46 foram à eleição. Deste total um anulou o voto.

Segue apuração dos votos dos cinco eleitos ocorrida na sexta-feira, dia 11.

Lígia – 38 votos
Mirele – 37 votos
Graziele – 35 votos
Zailton – 34 votos
Sintia - 24

Reunião propõe metas para combater as drogas






Barrar a entrada de traficantes de drogas no município de Governador Celso Ramos foi tema de debate ocorrido na última quinta-feira, dia 10, realizada no salão da Casa Paroquial. A reunião foi agendada pela Prefeitura Municipal para que este assunto fosse discutido, assim como as ações que serão realizadas com a chegada da temporada de verão.

Estavam presentes no encontro o Prefeito Municipal Anísio Anatólio Soares, os Secretários Municipais de Educação e Cultura Azenir Porto Soares, de Desenvolvimento Social Ivani Bernardes, de Saúde Valéria de Lima Lopes, de Planejamento Alcemir João Alves, de Administração Francisco de Oliveira Neto, de Obras Arli Garcia, o Sargento Guilherme da 3ª GPPM de Governador Celso Ramos, o Tenente Coronel Heriberto Rocha Peres e o Tenente Sandro Nunes da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o responsável pela Delegacia de Polícia Civil Jean Carlo Cipriani, quatro membros do Conselho Tutelar do município, diretores de escolas municipais e estaduais e os vereadores municipais César Passos, Adão Ávila, Anderson Ajair Santos e Antonio Fernandes.

Prefeito repassa alternativas para jovens talentos

O prefeito Anísio expôs sua preocupação com a situação das drogas que se espalha pelo mundo afora e agora também em Governador Celso Ramos. “Nosso município sempre foi tranquilo e não será agora que deixaremos com que algumas pessoas façam com que as famílias se desentendam por conta do tráfico e uso de drogas. Por isso, convoquei todos vocês para que juntos possamos fazer com que nossa cidade volte a ser o que era, sossegada, com uma população feliz e saudável. A Prefeitura ajudará no que for necessário para que uma atuação dos policiais seja firme e assim nossos jovens fiquem protegidos do câncer da atualidade, o mundo das drogas. Adianto que já trabalhamos de forma que nossas crianças e jovens tenham alternativas de atividades diárias no contraturno escolar e perspectivas de futuro com curso profissionalizantes. Foi iniciado este mês o Programa Segundo Tempo onde alunos das escolas municipais participam de atividades como vôlei, futsal, futebol de campo e outras. Com três unidades do PAIC – Portal de Acesso a Informação e Cidadania instaladas na cidade, crianças, jovens e adultos podem participar, gratuitamente, do curso profissionalizante de informática, aulas de inglês, espanhol, judô, capoeira, balé, dança, violão, música, artesanato e diversos outros. Novos talentos podem ser despertados com estes programas educacionais. Por isso os pais devem incentivá-los a frequentar os cursos e tirá-los da ociosidade. Nesses locais estarão aprendendo coisas boas e é tudo financiado pela prefeitura”, complementa o prefeito.

Município decretará toque de recolher

Entre uma dúvida e outra, os presentes questionaram os policiais militares e civil sobre como prevenir o tráfico de drogas e como proteger crianças e adolescentes. Uma das alternativas será a criação do ‘Toque de Recolher’, ação está inserida em diversas cidades brasileiras. Ainda não há definição de horários, pois, segundo o Tenente Sandro Nunes, o processo deverá ser feito juntamente com o Ministério Público e Juizado de Menores. “Os alvarás dos bares devem ser respeitados e os horários devem ser estabelecidos. Poderá haver mudança na baixa e alta temporada de verão, mas as diretrizes devem ser respeitadas”, adianta Nunes.

Conselho de Segurança será criado

Outra definição importante que rendeu no encontro foi a escolha da comissão que fará parte do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Reuniões já estão agendadas para que o conselho esteja ativo o mais breve possível. “Este é o órgão da comunidade que trabalha diretamente com a polícia. A comunidade é nossos olhos e assim qualifica e agiliza nosso trabalho. Temos que trabalhar unidos. Esta reunião e a preocupação de vocês estão muito boas, mas será muito melhor com o Conseg. Dá certo em outros municípios e, com certeza, dará certo aqui também”, afirma Peres.

Temporada de Verão terá mais efetivo

O prefeito Anísio Soares aproveitou a ocasião para solicitar ações que antecedam a temporada de verão. “Nos preocupamos muito com os moradores e, com a chegada do verão, também com nossos visitantes. Todos os anos a Polícia Militar atua com seriedade e presteza. Gostaria de saber como está a preparação para que nossa temporada seja agradável para todos os freqüentadores de nossas praias e demais pontos turísticos”.

Por sua vez o tenente coronel Peres afirma que o trabalho da Operação Veraneio está sendo programado para atuar no município. “Um reforço virá pra cá como todos os anos para fazermos os trabalhos de prevenção, barreiras, blizs e o que for necessário para coibir ações de ladrões e traficantes. Estamos também com um bafômetro que usaremos não somente na temporada”, adianta.

EDITORIAL - 35 ª EDIÇÃO DO JORNAL A CIDADE

Os textos que seguem abaixo estão inseridos na 35ª edição do Jornal A Cidade - Governador Celso Ramos. Para adquirir um exemplar, pegue gratuitamente no comércio local.


Por Cristiane Toschi - Editora

Cidade se desenvolve com promoções de eventos

Para que o município de Governador Celso Ramos seja turístico o ano inteiro deve haver um planejamento para chamar a atenção de turistas na temporada e visitantes por um ou dois dias.
Atrativos todos sabem que têm, porém, falta um pouco de interesse e disposição para fazer o negócio acontecer permanentemente. Mas como nem todos ficam parados, por felicidade da nação, alguns eventos aconteceram nos últimos dias na cidade.
A tradicional Cavalgada que acontece há seis anos no Dia da Pátria foi uma delas. Organizada pelo cavaleiro Abrão Osnir Veríssimo, da Cabanha Rancho Veríssimo, do Jordão, reuniu cerca de 150 tropeiros.
Outro evento de tirar o chapéu foi o intercâmbio cultural promovido pelo Águas de Palmas Resort. Foram quatro dias de encontro em que 60 paranaenses conheceram um pouco dos costumes e da cultura locais. A comunidade açoriana, por sua vez, se apresentou belissimamente. Boi-de-mamão, Ratoeira, Terno de Reis, crivo, renda de bilro, fuxico e muito mais. O mais interessante é que um super projeto, desenvolvido pela diretoria, promoverá eventos para que o turismo exista o ano todo.
No último final de semana aconteceu um grandioso evento de paraquedismo que fez com que muitas pessoas saíssem de suas casas para matar a curiosidade de ver os paraquedistas “voando”. Foi um show vindo do céu. E para ressaltar mais um evento que já faz parte do calendário do município, é a 5º Feijoada da Eliete promovida pela promoter Eliete Rozar. Eventos bem elaborados como os citados acima, e diversos outros que estão por vir, farão do município um exemplo em todo o Estado.

Bernardo faz Transplante de Medula Óssea e passa bem




Com quase dois anos de idade, o pequeno Bernardo da Silva Marques lutava contra a leucemia. Juntamente com ele, a mãe Ana Paula da Silva Marques e o pai Jackson José Marques, o Kiko, sempre buscaram todas as alternativas para encontrar um doador de médula. Em fevereiro deste ano o próprio pai foi indicado como doador. Na manhã do último sábado, dia 5, foi feito o TMO – Transplante de Medula Óssea em Bernardo que reagiu bem à operação.
Os três foram para a cidade paulista de Jau no final de agosto. Após um tratamento feito antes do transplante, o pai doou a medula que, segundo ele mesmo, tinha uma grande quantidade de células mãe. Resumidamente quer dizer que as células do paciente Bernardo foram destruídas com altas doses de quimioterapia e substituídas pelas células mãe do sangue sadio do doador, no caso o pai. “Dentro de 15 dias teremos mais novidades, este é o tempo esperado para que a medula se normalize”, afirma Kiko em poucas palavras e feliz pelo resultado positivo do transplante.

Comunidade participa de intercâmbio cultural





Buscando outro foco no turismo local, o Águas de Palmas Resort e Lazer promoveu entre os dias 27 e 30 de agosto um Intercâmbio Cultural. Para atrair turistas de outros Estados e fora da temporada de verão, mostra o atrativo mais rico que o município de Governador Celso Ramos tem: a cultura e os costumes locais.
Sempre em busca de viagens culturais, onde alia o educacional, é o que os cerca de 60 integrantes do Consesp (Conselho de Entidades Sociais do Paraná) buscam em seus passeios anuais. Numa de suas viagens a Curitiba, o gerente do hotel André Malinverni, sugeriu o passei ao grupo que concordou em conhecer o município.
Uma extensa programação foi organizada pela equipe do hotel que convidou os Grupos de Idosos, Grupo Folclórico de Boi de Mamão da Fazenda da Armação, Terno de Reis, artesãos e outras pessoas que trabalham a cultura local. Logo no primeiro dia o Grupo da Melhor Idade de Curitiba pode apreciar uma bela recepção. Três senhoras com trajes típicos açorianos que teve a participação de dona Adélia, Laureci e Nalita. Seu Ayres e o Terno de Reis também tocaram e cantaram para os convidados. No período da tarde, uma apresentação da eira cantante, num cenário montado na varanda com peças antigas como máquina de costura, pilão, balaio, chaleira de ferro, bogo de café, e ao mesmo tempo as senhoras fazendo fuxico, crivo, renda de bilro, impressionou os paranaenses. A diretora dos Grupos de Idosos do município, Antonieta Mercês, coordenou esta apresentação e a do boi de mamão.
Diversas outras atividades, apresentações, visitas as ruínas do casarão e senzala, jantares típicos, passeios e muito mais teve a coordenação do hotel. “Este primeiro intercâmbio faz parte de um projeto do hotel porque queremos fazer encontros com pessoas de outros estados e vender não só o lazer, mas o destino, a região. Junto a comunidade o projeto se completa. Este município tem muito para mostrar. Não temos somente praias, temos rica cultura, costumes, artesãos, dança, música. Conforme o projeto for crescendo, ampliaremos para outros hotéis, para outras localidades do município, igrejas, ginásios, ruas. Na minha opinião deveria ser uma iniciativa da prefeitura e da cultura local e incluir num calendário. Estamos fazendo aqui e faremos o convite para todos participarem para termos turismo o ano todo na cidade”, adianta Malinverni.

6ª Cavalgada reuniu cerca de 150 tropeiros



Há seis anos tropeiros de diversos bairros do município e região passeiam pelo município no Dia da Pátria, 7 de Setembro. Nesta edição, mais de 150 cavaleiros saíram da Cabanha Rancho Veríssimo, no Jordão, e cavalgaram tranquilamente até o bairro de Areias de Baixo.
O proprietário do rancho e organizador do evento Abrão Osnir Veríssimo informa que no ano passado participaram do encontro 126 tropeiros. “Espero que este número aumente a cada ano para termos mais adeptos da nossa tradicional cavalgada”. O café da manhã foi servido no rancho e o almoço no Caldo de Cana e Bar do Perenga, em Areias de Baixo.

Escolas municipais e estaduais cancelam desfile cívico

Todas as escolas municipais e estaduais do município tiveram que cancelar o tradicional Desfile de 7 de Setembro para evitar aglomeração de pessoas. A solicitação foi feita pelo Governo do Estado para evitar contaminações do vírus da Gripe A. Homenagens ao Dia da Pátria foram feitas nas escolas com os alunos. Os cerca de 150 alunos do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora dos Navegantes, de Calheiros, por exemplo, cantaram o Hino Nacional e marcharam.

Sinalizações são instaladas por associação de moradores


Exemplo

A Associação de Moradores do Jardim das Gaivotas (AMJG), Praia de Palmas, instalaram nos últimos dias placas que indicam os nomes das ruas do bairro. Esta iniciativa muito colaborará aos moradores e, principalmente, aos visitantes a se localizarem.

Novas tubulações de abastecimento de água são instaladas na Praia do Antenor



Estão sendo instaladas 1800 metros de tubulações para o abastecimento de água pelo Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água de Esgoto) na comunidade da Praia do Antenor. O local contava com abastecimento administrado pela própria comunidade, no qual não recebia os serviços de manutenção e água potável.

Segundo o diretor do Samae, Dalmiro Lobo as instalações finalizarão esta semana. “Em seguida os moradores deverão se adequar ao novo sistema de abastecimento de água. Por isso, deverão instalar caixas padrão para receberem as novas ligações de abastecimento de água do Samae. Somente dessa forma poderemos melhorar os serviços e oferecer água de qualidade. A partir do próximo ano todo o sistema estará instalado no bairro para beneficiar as 150 residências da localidade”.
.

NOTAS DO JORNAL A CIDADE

Jovens crismados
O Encontro dos Jovens está marcado para ser realizado no Salão Paroquial de Ganchos do Meio no próximo dia 27. Já no dia 30 de agosto mais de 100 jovens foram crismados na Igreja Matriz.

Shows com bandas locais
Em breve as bandas locais terão um espaço aos finais de semana para mostrarem para população local suas composições e trabalhos. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte e Lazer.

Banda Patamar Nove no site da Uol
No último mês a banda de Canto dos Ganchos, Patamar Nove, ficou no Top 12 do renomado site de Bandas de Garagem do país da Uol. A música “Desânimo” conquistou o lugar e a banda estava entre as 300 melhores num total de 25 mil bandas. Mais informações sobre a banda entre no blog http://gancheiro.blogspot.com .

Baleias Francas
Veja vídeos e fotos das baleias francas que visitaram a Praia de Palmas no final do mês de agosto no blog do Jornal A Cidade – www.jornalacidadegcr.blogspot.com

Caixas Eletrônicos
Um novo Caixa Eletrônico do Besc\Banco do Brasil foi instalado no Mercado JS na Fazenda da Armação no último mês. Espera-se que até o final do ano outros dois sejam instalados no município para facilitar os atendimentos dos clientes, um em Areias de Baixo e outro em Ganchos do Meio.

Encontro para Gestantes
O 1º Encontro de Gestantes está sendo coordenado pela equipe da Secretaria de Saúde e está agendada para acontecer no dia 24 deste mês.

Moradores da Praia do Antenor aderem ao tratamento de esgoto

Há quatro meses uma reunião mobilizou moradores da Praia do Antenor para aderirem à mesma ideia, tratar o esgoto doméstico. A Primeira Ação do Programa de Adequação do Sistema Hidro-sanitário, idealizada entre Vigilância Sanitária Municipal e Associação de Moradores da Praia do Antenor, aconteceu em 30 de maio deste ano, momento que muitos moradores compareceram e aceitaram o desafio.
Em reunião no último final de semana, dia 5, foi constatado que 54,8% dos imóveis se adequaram ao sistema neste período. Dos 154 imóveis notificados no primeiro encontro, 115 eram residências e 39 terrenos baldios, apenas três estavam com o sistema adequado. Agora o quadro mudou, 63 casas adequaram ao sistema e 52 ainda não se adequaram. “Num período de quatro meses, considero este resultado uma vitória. Por isso que o programa vai continuar. Daqui iremos para Armação da Piedade e Caieira”, afirma o diretor da Vigilância Sanitária José Roberto Quintino.
Os proprietários de imóveis que ainda não se adequaram terão mais um prazo, porém, se não fizerem um laudo de infração começará a ser emitido. “Não quero punir ninguém, mas se for necessário, o faremos. Depois quem responderá será o Ministério Público. Estamos fazendo nossa parte, vistoriando e orientando”, conclui Quintino.
Morador há nove anos no bairro, Valdo Lemos Cardoso, de 54 anos, tinha apenas fossa e sumidouro. Após as reuniões ficou sabendo da importância do filtro. “Se soubesse teria feito antes. Tem que ser feito o correto”.
Para um dos membros da associação, Jorge Fagundes, que possui uma casa de veraneio em frente à Praia do Antenor há 16 anos, as reuniões estão esclarecendo muitas dúvidas. “Também faltava o filtro no sistema de casa. Já comprei e será instalado nos próximos dias. Moro em Barreiros e lá não dá mais para ir à praia. Está tudo poluído. Não quero ter duas casas perto da praia e ter que frequentar uma mais distante. Agora conscientizo outras pessoas para que nos unamos pela mesma causa”.

Debate sobre as drogas é tema na Câmara de Vereadores


Por Cristiane Toschi

Membros das Polícias Militar e Civil e do Conselho Tutelar foram convidados a participar da sessão do dia 17 de agosto da Câmara de Vereadores para comentarem sobre as ações realizadas para inibir a entrada de traficantes no município. A solicitação foi feita pelo vereador Acácio Patrocínio dos Santos em sessão anterior.
Na ocasião, alguns questionamentos sobre o assunto foram feitos pelos vereadores para um membro de cada entidade. Representando a base local da Polícia Militar, o Sargento Guilherme relatou que: “A droga não está só aqui, isso não é surpresa pra ninguém porque a droga está em todos os lugares. Afirmo que está impossível trabalhar, pois estamos com um efetivo insuficiente. São três policiais que trabalham por dia. Peço a vocês que solicitem um reforço para os Governos do Estado ou Federal, sei lá, só vocês podem fazer esta solicitação”, afirma.
O presidente da Câmara, César Passos, afirmou por duas vezes que: “A casa fará um ofício solicitando um reforço para a Polícia Militar”.
Por sua vez o vereador Acácio disse que não se preocupa com os municípios vizinhos, e sim com o de Governador Celso Ramos. “Entendo que não tenha viatura e policiais suficientes, mas quero saber da situação daqui e não dos outros municípios. A coisa tá feia, todos podem ver. Não é mais maconha não, agora tem criança usando pedra, o crack chegou aqui e vai acabar com a união das famílias. Não é a primeira vez que reivindico uma ação sobre as drogas. Então peço para trabalharmos juntos e evitarmos que esta situação piore ainda mais”.
Em resposta o sargento Guilherme disse que se preocupa muito com o município. “Garanto que nosso contingente faz o possível, mas precisamos de ajuda do Legislativo, do Executivo e da população. Temos que nos unir”, solicita.
Em seguida o responsável pela Delegacia de Polícia Civil, Jean Carlo Cipriani, afirma que o trabalho de prevenção está sendo realizado, porém, com um efetivo insuficiente. “Desta forma o resultado torna-se prejudicado, não tem como. Atualmente eu trabalho como policial administrativo, fica mais difícil porque tem poucas pessoas para fazerem todas as investigações que devemos fazer. Também precisamos de um efetivo maior”. Questionado sobre a ajuda do Poder Executivo Jean diz que: “O prefeito colabora bastante tanto com a Polícia Civil quanto com a Militar. Inclusive conseguimos um policial. Aproveito para salientar que o trabalho de prevenção não deve ser feito somente com a polícia, a família deve intervir, saber onde o filho anda, não deixar os menores até tarde nas ruas, ter recreação. Uma família desorganizada é mais propícia a ter esse tipo de problema. O crack entrou com força. Esta sendo muito difícil trabalhar assim e não queremos que isso piore. E para finalizar gostaria de colocar minha opinião sobre a Farra do Boi porque nos dias de farra este lugar vira um lugar sem lei. Os caras traficam a céu aberto, vocês não sabem o que é ver e não poder fazer nada. Não sou contra a Farra do Boi, sou contra a baderna. Isso tem que ser pensado”.
O vereador Dando afirma que uma reunião deve ser marcada num horário diferenciado para que planos de ação sejam elaborados. A reunião foi marcada no dia da sessão, porém, desmarcada por problemas pessoais com um dos vereadores. Outra data está para ser marcada.
Antes de entrar o presidente do Conselho Tutelar do município, Zailton Benício da Silva, o vereador Acácio fez a seguinte declaração: “Existem crianças fazendo shows no Jordão, outras usando drogas. Isso preocupa a gente. Queria um esclarecimento do Conselho Tutelar”.
Zailton esclarece que o Conselho Tutelar não é órgão repressor, nem punitivo e sim zela pelos direitos da criança e do adolescente. “O conselho tem como atribuições atender as crianças e adolescentes, atender e aconselhar os pais, requisitar serviços públicos, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência. As famílias devem denunciar os casos, nós trabalharemos no caso que, muitas vezes têm apoio das Polícias Civil e Militar. Fazemos muitas blitz com eles, mas não temos poder de polícia para prender as pessoas”, relata o conselheiro que cita o Art. 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente – É dever da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público.

A Prefeitura Municipal promoverá uma reunião nesta quinta-feira, dia 10, para debater a questão das drogas, a reativação do Conselho Antidrogas e a implantação do Toque de Recolher até às 22 horas. Participarão do encontro ou foram convidados: as Polícias Militar e Civil, Delegado da Comarca, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Promotora, Secretaria de Segurança Pública e outros.

Eleição para membros do Conselho Tutelar aconteceu dia 11

A eleição para a próxima gestão (2009 – 2012) do Conselho Tutelar do município aconteceu na sexta-feira, dia 11, e foi realizada na Casa Paroquial de Ganchos do Meio, das 13 às 18 horas.
O total de 17 candidatos fizeram suas inscrições, porém, quatro foram indeferidos por serem menores de 21 anos ou documento inválido. Serão eleitos cinco membros titulares e cinco suplentes.
Para votar foram inscritas 60 entidades Governamentais, Não-Governamentais e membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A apuração será feita no mesmo dia e a posse dos novos membros acontecerá no mesmo local, dia 15 de setembro.

Segue relação dos candidatos deferidos: Mirele Lenir Pontes, Zailton Benício da Silva, Lígia Alda Duarte, Síntia Janete Marques, Grasiele Jucélia dos Santos, Suzana Miranda, Dailva Madalena Cesconeto, Eduardo de Azevedo Simão, Margarida Pereira, Mary Leide Maria Rosa da Silva, Geisilane Alcilete dos Santos, Samara Silva Silveira e Bernardina Palmira Barbosa da Silva.

Conselho Tutelar divulga atendimentos da gestão 2006 – 2009


O Conselho Tutelar faz um balanço de todos os atendimentos feitos pela atual gestão entre 2006 e 2009. Num total de 845 casos, 100 foram atendidos em 2006, 466 em 2007, 231 em 2008, e até agosto deste ano foram 148 atendimentos.

Entre os casos mais comuns são feitos: aconselhamentos, convivência familiar, encaminhamentos, violência sexual, violência física, violência psicológica, evasão escolar, negligência e acompanhamento.

Nesta gestão as pessoas foram atendidas pelos conselheiros Zailton Benício da Silva, Grasieli Jucélia dos Santos, Karla Marinete da Silva Fernandes, Ligia Alda Duarte e Sintia Marques.

Livro “Saragaço” será lançado em breve

Antonieta lançará mais uma obra literária

A escritora Antonieta Mercês da Silva colocou no papel mais uma de suas emocionantes e humorísticas obras literárias. “Saragaço” é o titulo do romance que deixará a imaginação dos leitores fluir. Com 160 páginas, a obra deve ser lançada em outubro.
Nascida em Canto dos Ganchos e Bacharel em Letras pela UFSC, já publicou o livro “Quando Despenca o Pampeiro” em 2004 e poesias no livro "A prosa e o Verso do Pescador" em 1989.
“Desígnio de corrida desordenada, alvoroço, barulheira — SARAGAÇO — expressão muito usada em Governador Celso Ramos é o título do romance impregnado de emoção, mistério e humor que ao narrar de um jeito engraçado, entre idas e vindas ao tempo, as memórias de uma jovem - senhora, que reencontra com a família após uma ausência de 40 anos. Junto às expressões, ditados e palavras que resistem ao tempo, Saragaço apresenta, também, a variedade lingüística comprovando que a língua não é um objeto totalmente estático. Foi muito divertida a criação dos personagens. Eles apavoram a minha mente com suas idéias e causos. Dediquei um carinho especial ao personagem tio Bento que em sua vida de rapaz ‘aprontou poucas e boas. Um homem de bom coração, “benzedor de mão cheia, dentista, muita gente saiu das mãos dele, banguela... mas livre da dor de dente”, comenta a bem-humorada Antonieta.


Acompanhe trecho da obra - capítulo 7.

BENTO: um santo que não comia galinha gorda, página 68, tio Bento conta a aventura que passou ao 'roubar' uma galinha para fazer uma ceata, dessa forma: [...] s’ajuntemo c’uma curriola e fumo lá no galinhero, quando o velho já tava num sono ferrado, nós fumo robá a galinha. Olha, nunca vi tanta imundice num pulero e nem uma galinha tão istepora. Male butê a mão por debaxo do balaio, tatiando pra garrá na asa dela, levê uma pinicada bem no calombo do cutuvelo, Isconjuro! Chegô a saí sangue, mas, que eu agarrê ela, o agarrê! A digramada da galinha fez um estrafego tão grande, tão grande que não sê como o velho não se acordô. Carquemo pelo cafizero afora que nem olhemo pra trás. Ela cacarejava que nem uma doida dibaxo do mo braço: “Có, có, có, có, có, có, cóóó!” Eu dava umas tapada na cara dela, mas não adiantava. Uma iscuridão que era uma barbaridade! Na carrera, nunca isqueço, eu dê um trupicão tão grande numa digramada d’uma pedra c’arranquê a unha do dedão do pé interinha. Mijei-me todo! Será que os rapaze riro de mim? Quis muê um a dente. " [...]

Alvorada de Inverno lançada com presença gancheira


Por William Wollinger Brenuvida
deganchosegarranchos.blogspot.com

A Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis lançou a Antologia Alvorada de Inverno, sábado, 29 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores em Canelinha/SC.
O evento cultural reuniu poetas, escritores, atores e músicos, políticos e admiradores das artes. De acordo com o presidente da Associação, Miguel João Simão, a Antologia deu início à articulação literária na região.
Entre as autoridades literárias, além do presidente da Associação: Fídias Teles, Presidente da Academia Paranocatarinense de Letras; Celso Leal da Veiga Junior, da Academia de Letras Tijuquense de Letras e Prefeitura de Tijucas; William Wollinger Brenuvida, Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos; Janice Marés Volpato, Presidente do Instituto de Parapsicologia Pedro Grisa; Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Valdir Gomes, Presidente da Academia de Letras de Canelinha; Dorothy Steil, da Academia de Letras de Blumenau e Associação dos Escritores de Blumenau.
Autoridades políticas: Antonio da Silva e Maria Salete Montibeller, Prefeito e Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Canelinha; Elizabete Zunino Boos e Círia Zunino, Secretária de Educação e Cultura e Diretora de Eventos de São João Batista; Salete Cardoso, Vereadora de Biguaçu.
Apresentaram-se: a Orquestra de Câmara de Tijucas, com jovens e adolescentes músicos; Janaíra Reis, poetisa que fez a saudação a Canelinha; Fídias Teles, poeta e músico; Tatiane Pasdiora, poetisa; Douglas Tedesco, ator e poeta; Neusita Luz de Azevedo Churkin, poetisa e musicista; José Honório Marques, poeta; William Wollinger Brenuvida, poeta, que também foi o mestre de cerimônias.
Registraram-se ainda as presenças dos escritores: Luiz Bastiani, Luiz Fernando Schroh, Márcia Reis, Manoel Mário Reis Bittencourt, Ivocélio Dias, Ilse Maria Paulino Gomes, Naza Poeta, Maria do Carmo Tridapalli Facchini, Tiago Nilson da Silva, Morgana Fuchter Koerich e alunos da Escola de Educação Básica Abel Capella que se iniciam na arte da poesia.
Professor Miguel Simão falou ao público presente do trabalho da associação que conta com mais de 70 escritores dos municípios da região. “Acredita que escritores e poetas precisam participar de alguma instituição, facilitando assim seus contatos com outros escritores. Inclusive na hora de publicarem seus materiais e lançarem ao público, com certeza torna-se mais fácil e agrega mais pessoas nesses eventos”.
O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado. Houve sessão de fotografias, serviu-se farto coquetel aos presentes. Mais informações sobre a obra: 3262-0296 com o presidente da Academia Miguel Simão.

Vigilância Sanitária fiscalizará adequação das farmácias

Conforme as novas regras de funcionamento para as farmácias de todo o Brasil, a Vigilância Sanitária do município iniciará o trabalho de fiscalização no mês de outubro. A resolução foi publicada no dia 18 de agosto pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), em que os medicamentos não poderão mais ficar ao alcance dos clientes, incluindo os produtos isentos de prescrição médica.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária do município, Roberto Quintino, a equipe está sendo monitorada para iniciar a fiscalização a partir de outubro. “Mas isso não impede a Vigilância do Estado vir até aqui e multar os estabelecimentos. As multas variam entre R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão para quem descumprir”, informa.
Entre alguns medicamentos que poderão ser comprados diretamente pelos consumidores nas prateleiras são os fitoterápicos, preparações de uso dermatológico, iodo, enxofre, óleo de amêndoas e medicamentos como água boricada, glicerina, hidróxido de magnésio.
Será permitida a venda de alimentos para fins especiais como dietas com restrições de sódio ou de nutrientes, alimentos para idosos e gestantes, suplementos vitamínicos ou minerais, mel, própolis, geléia real.
Entre os serviços que poderão ser prestados pelas farmácias, o farmacêutico poderá monitorar a pressão arterial e a temperatura corporal, administrar medicamentos injetáveis e inalatórios e realizar o atendimento domiciliar.
Continua permitida a venda de plantas medicinais, floralterapia, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico, mamadeiras, bicos, lixas de unha, cortadores de unhas e similares.
Para o farmacêutico Renato Sens as regras já existiam. “Tanto que na minha farmácia nunca deixei qualquer tipo de medicamento exposto, seja um simples antigripal. Sempre gostei de orientá-los e nunca tive reclamação por prestar esclarecimentos e um bom serviço. Cumpro as regras desde quando instalei a farmácia”, afirma.

Nova diretoria da Clínica de Recuperação pretende ampliar serviços




Uma nova diretoria da Clínica de Recuperação do Instituto Redenção, localizada em Areias do Meio, está desde abril formalizada e tem como diretor presidente Sandro Roldão Brasil e diretora administrativa Eliete de Souza (Lia).
Entre os diversos objetivos é colocar no máximo 40 residentes na comunidade. “Se colocar muitos não dá para trabalhar com eles direitos. O tratamento deve ter qualidade. Queremos trabalhar os dons dos garotos, cada um tem sua história, isso os ajuda. Com o Pedro foi assim, ele tocava violão e aqui conseguiu escrever um louvor. Quem sabe não grave um CD futuramente, eu mesmo posso fazer porque tenho um estúdio. Fico à disposição deles 24 horas por dia. Quando precisam, mesmo se tiverem saído da clínica, deixo meu celular e vou onde o ex-residente estiver. O período de tratamento é de nove meses, caso o residente tiver recaída e for embora, poderá fazer o tratamento, só que começará tudo de novo. A não ser que ele tenha feito mais da metade do tratamento. Implantaremos aqui também o RSA - Reflexão sobre Atitude. Eles ficam isolados por três dias. Não é uma punição, mas ele se sentirá castigado porque fez algo que não devia, sem agressão”, relata Sandro, hoje com 44 anos e 22 deles foi adicto em álcool (desde os 12 anos), inalantes, maconha, cocaína intravenosa (injetável).

Na era do crack
“Na época o crack não era tão disseminado, não cheguei a usar. Mas afirmo que perdeu-se o controle, porém, tratei pessoas que conseguiram sair dessa. O crack é a droga mais cara que existe porque os usuários usam uma pedra atrás da outra, o efeito é muito rápido”, afirma.
O diretor faz palestras para os residentes para conscientizá-los. “Aqui entra somente quem quer, não vou atrás de ninguém. Porque o tratamento começaria errado. Estamos aqui para mudar a estatística nacional e diminuir o número de usuários de drogas. Os usuários que não têm condições financeiras, não pagam”, finaliza.

Idealizador assume vice-diretoria administrativa
Em maio de 2008, o idealizador do projeto Antonio Rodrigues, também conhecido como Toninho, sempre buscou contatos para melhorar as instalações e manter a clínica. Trabalhava como diretor administrativo, mas acumulava funções. Ainda como diretor, recebeu a confirmação da inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social, em que beneficiará o local. “Vou atrás dos benefícios porque quero ajudá-los a vencer esta batalha”, afirma Toninho que passou a assumir a cadeira de vice-diretor administrativo.
Segundo a atual diretora administrativa, Lia, Toninho fazia de tudo. “Foi necessário delegar poderes. A casa não estava conseguindo manter os gastos. Agora estamos pleiteando convênios em Governador Celso Ramos, São José, Biguaçu e Florianópolis”, conclui. Mais informações: 3296-2538.

Residentes se despedem de Clínica de Recuperação



Após nove meses de tratamento na clínica de Recuperação para dependentes químicos - Instituto Redenção - localizada em Areia do Meio, dois residentes concluíram o tempo máximo de tratamento e se despediram no dia 9 de agosto. Num ambiente familiar, tocaram e cantaram louvores compostos pelos próprios residentes.
Pedro Alves Filho (foto) e Getúlio Heinz foram homenageados pela equipe voluntária da clínica com um diploma de graduação. O ex-residente Pedro já foi entrevistado pelo Jornal A Cidade e contou um pouco de sua vida enquanto adicto (matéria pode ser lida no blog – www.jornalacidadegcr.blogspot.com). Três dias depois de sair da clínica, Pedro conseguiu emprego no Habbi´s.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Geazy e Grazielly se recuperam após acidente




Após colisão frontal entre dois veículos na noite do dia 18 de agosto, na Rodovia SC 410, Km 10, em Canto dos Ganchos, Geazy Gomes de Oliveira, de 40 anos, e a esposa Grazielly Caldeira Abreu de Oliveira, de 31, ambos funcionários do Catre, permanecem num hospital de Joinville após operarem os joelhos.
Na noite do acidente, o casal estava com os três filhos, Criszela Abreu de Oliveira, 7 anos, Wesley Abreu de Oliveira, 12, e Adriel Abreu de Oliveira, 5 anos, que foram encaminhados ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. As crianças passam bem e estão com a irmã de Geazy.
Geazy dirigia o Santana Quantum, placas AAN 2414, momento que a massoterapeuta do Ponta dos Ganchos Resort, Sueli Ayres Paulo, de 57 anos, conduzia sozinha o veículo Palio, placas MDI 3134. Entre diversas suposições, acreditasse que ela se assustou com uma capivara que atravessava a pista e tentou desviar. Neste momento bateu de frente com o Santana. A vítima foi levada para um hospital da região, mas acabou falecendo no dia seguinte. A capivara não resistiu ao impacto e morreu no local.

Casal operou os joelhos semana passada
Segundo informações da amiga do casal, Lucia de Azevedo Rocha, que também trabalha no Catre, ambos ficaram no Hospital Celso Ramos por duas semanas aguardando uma vaga para serem operados. Após este longo período, ambos foram levados para o Hospital da Unimed em Joinville. “O painel do carro envergou e atingiu os dois joelhos de Grazielly que operou no início da semana passada e está se recuperando muito bem. Até o médico está surpreso e disse que ela teria que ficar no hospital por cerca de 40 dias, agora já diminuiu para 30. Falo com eles todos os dias por telefone, ela está muito animada e confiante. Temos certeza que Deus está os acompanhando. Geazy operou um dos joelhos na noite de sexta-feira passada, dia 4, e já está se movimentando. Além da equipe médica do hospital, a fé em Deus está ajudando muito eles”, acredita Lucia.

Praia das Caravelas - Mais um paraíso que merece atenção de todos!!


Por Adir de Jesus Cardoso – Engenheiro Agronômo - Praia das Caravelas

A Praia das Caravelas não é muito extensa, mas esplendorosamente bela na concentração de aspectos naturais tão caros a todos nós neste mundo, hoje, de desperdícios e poluição. Sua água é límpida, transparente e isenta dos micróbios que infestam tantas outras praias. Não temos esgotos a céu aberto que tanto emporcalham outros balneários. Sua areia clara e fina é um convite a um descanso em cadeiras, conversando ou lendo, junto de amigos ou deitados em esteiras ou toalhas para nossa recuperação espiritual e física. A faixa de plantas herbáceas e arbustivas separando a areia das primeiras habitações, em toda sua extensão, é sem dúvida, digno de louvor. Que o digam aquelas pessoas que vivem nas selvas de pedra que são nossas cidades. É um ambiente propício para a preservação de nossa flora e fauna litorâneas. É a convivência pacífica e harmoniosa entre o homem e a natureza: plantas, flores, pássaros, animais, água e luz. Se todas nossas praias tivessem este desenho natural, sem agressão à natureza, não teríamos tanta poluição em nossas águas. Resta-nos, portanto, preservar e melhorar este santuário. Para tanto, muito temos ainda a fazer. Não estamos cuidando como devíamos esta beleza cativante. O lixo é um grave problema nos dias de hoje. Todos devem estar acompanhando, pela mídia, alguns navios que estamos devolvendo para a Inglaterra que para cá foram enviados com todo tipo de lixo imaginável. Na nossa praia as pessoas atiram todo tipo de material usado na areia. Não usam as lixeiras. São garrafas, copos, paus, plásticos os mais diversos papéis e outras sujeiras. Na alta temporada, então, vira um verdadeiro caos. Não há uma periodicidade de limpeza das lixeiras pelo Poder Público, o que muito contribui para a aparência de abandono. Outro problema constante é a existência de cães soltos disputando lugares com as pessoas. Todos sabemos que estes animais transmitem muitas pragas e zoonoses como pulgas, bicho geográfico, raiva, entre outras. Também muitos são demasiadamente agressivos mutilando e até matando pessoas como todos sabemos. Assim, minha gente, mãos a obra na preparação cada vez melhor de nosso balneário para a próxima temporada que se avizinha.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Paraquedistas colorem o céu da cidade





Por Cristiane Toschi

Cabeças voltadas para o céu. Isso foi o que aconteceu no último final de semana do feriado de 7 de setembro. Paraquedistas profissionais e intermediários participaram do I Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Paraquedismo no município. Organizado pela Vertical Speed Clube Escola de Paraquedismo e homologado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, teve 60 inscritos.

Os atletas sul americanos não compareceram e muitos brasileiros não passaram no qualify, ou seja, prova de qualificação. Apenas nove paraquedistas participaram do campeonato que chamou a atenção de muitos curiosos. “Já tinha visto os paraquedistas e o pessoal que salta de parapente. Normalmente é no verão quando estou curtindo uma praia. Agora um campeonato assim não tinha visto ainda e achei bem profissional e bonito ver de perto. Dá vontade de voar também”, anima-se a assistente social Olindina Maria da Silva.

Os participantes são selecionados e rankeados por suas respectivas Federações, Confederações e Clubes. Foram realizadas decolagens do aeroclube e os pousos dos paraquedistas ocorreram num lago. Os saltos foram feitos numa altura de 4000 pés, aproximadamente 1.500 metros.

Duas categorias, profissional e intermediários, e três modalidades: velocidade, distância e precisão foram os obstáculos que os participantes tiveram. Para conquistar pontos nesses campeonatos o profissional deve fazer uma curva no ar, repentinamente, para virar o paraquedas em direção a pista de entrada (ainda no lago); tocar na água com o pé em diversos momentos; quanto mais próximo do alvo pousar, mais pontos são conquistados; não cair e não encostar as mãos no chão também acumulam pontos.

O organizador do evento, Marcelo Ricci, que já participou do Campeonato Mundial na Eslováquia no ano passado, também participou do campeonato do final de semana. “As escolas de paraquedismo se inscrevem na federação e são selecionadas para promover campeonatos. Como o local é propício, tem um grande lago, fomos escolhidos para sediar aqui. O tempo não está muito bom, mas dá para fazermos um bom campeonato”, afirma Ricci. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 7.

Mais informações e resultados acesse o site: www.verticalspeed.com.br.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Confira programação do Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Paraquedismo


CAMPEONATO BRASILEIRO E SUL AMERICANO 2009
Governador Celso Ramos – Areias do Meio
05 a 07 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO
Dia 05
10 h – saltos de treinamento.
14 h – inicio da competição, categoria pró, modalidade distância.
16 h – inicio saltos competição, categoria intermediário, modalidade distância.
18 h - final dos saltos do dia.

Dia 06
8h30 - saltos de competição, categoria pró, modalidade precisão.
14 h – saltos de competição, categoria intermediário, modalidade precisão.
18 h – final dos saltos.
19 h – confraternização.

Dia 07
8h30 - saltos de competição pró, modalidade velocidade.
12 h - saltos de competição, categoria intermediário, modalidade velocidade.
16 h – final dos saltos.
16h30 - Cerimônia de premiação.

Sem Desfile Cívico, mas com outros eventos interessantes

Outros eventos acontecerão no final de semana do feriado

A 6ª Cavalgada do Rancho Veríssimo, localizado no bairro Jordão, que deve receber cerca de 150 tropeiros, sairá às 8 horas e a tarde finalizarão o passeio no Caldo de Cana Perenga, em Areias de Baixo.

Toda programação do Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Paraquedismo consta neste blog. Confira a programação e participe.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Abertas inscrições para o II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários

Por Amanda Alves

Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro

Estão abertas as inscrições para o II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários, promovido pelo Sebrae/SC. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre estudantes de nível superior, o projeto é inteiramente gratuito e oferece uma viagem ao Vale do Silício, berço do empreendedorismo, nos Estados Unidos aos quatro primeiros colocados, um de cada categoria (Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio). Uma das inovações desse ano é a premiação também para os professores orientadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro pelo site www.sebrae-sc.com.br/concurso/.

A elaboração de um plano de negócios é o requisito do Concurso. Ele pode ser voltado aos setores: Indústria, Comércio, Serviços ou Agronegócios e planejado para qualquer lugar do Estado. “Queremos levar conhecimento para todos, inclusive ao jovem do interior”, diz o coordenador do Concurso, Spyros Diamantaras. “O universitário tem o desejo de montar o seu próprio negócio, o que falta é uma cultura de incentivo ao seu projeto.”

Como premiação, o Sebrae/SC oferece uma viagem técnica ao Vale do Silício (EUA) aos primeiros melhores planos de negócios em cada categoria. Serão sete dias de viagem na cidade considerada o berço do empreendedorismo. E o professor orientador, nesta edição do Concurso, também ganha. Quanto mais estudantes ele orientar no desenvolvimento do plano de negócio, mais pontos ele ganha. Os planos de negócios classificados em segundo lugar ganham um Notebook Dual Core.

A ganhadora de 2008 pela categoria Serviços, Tayse Espinoza, 22, conta que a viagem proporcionou o contato com profissionais de grandes empresas mundiais, como Apple e Google. “Eram cinco empresas por dia que visitávamos e vimos muita gente jovem, universitários trabalhando, que gostam de criar desafios.” Segundo Tayse, que desenvolveu uma proposta de um centro de negócios internacionais para Florianópolis durante quatro meses, o plano de negócios é um início para quem está estudando.

“Recomendo participar e não somente pela viagem, mas pela visão de mundo que ganhamos quando desenvolvemos um negócio, é um primeiro passo”, diz Tayse. Da viagem, a vencedora diz que também trouxe a possibilidade de uma bolsa de estudos no exterior. “Gosto de empreendedorismo e o Concurso é um estímulo para darmos o melhor no negócio.”

Como participar - Estudantes efetivamente matriculados em universidades e faculdades de Santa Catarina podem participar do II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários. Para tanto basta se cadastrar no Programa de Autoatendimento Negócio Certo www.sebrae-sc.com.br/negociocerto e se inscrever no concurso.

O desenvolvimento do plano de negócios deve ser inteiramente feito no ambiente virtual, etapa 2 do Programa de Autoatendimento Negócio Certo. No espaço, o estudante poderá participar de discussões sobre planejamento de negócios e outros assuntos relacionados à elaboração do plano de negócio, bem como ferramenta tira dúvidas e Tutoria. Mas, também pelo telefone 0800-6430401, o estudante terá orientações quando precisar, garante Spyros. “Queremos fomentar a capacidade empreendedora de cada estudante e contribuir nesse projeto.”

Concurso Plano de Negócio - O Concurso Plano de Negócio é uma iniciativa do Sebrae/SC e teve sua primeira edição em 2008, quando 867 estudantes se inscreveram. Todos os municípios catarinenses tiveram representantes. Para este ano, a expectativa é que triplique o número de participantes.

Município sedia Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Paraquedismo




O município de Governador Celso Ramos sediará pela primeira vez, entre os dias 5 e 7 de setembro, o Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Paraquedismo. Em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte e Lazer, a Vertical Speed Clube Escola de Paraquedismo, organizam o evento que será realizado em Areias do Meio. O campeonato está homologado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Segundo um dos organizadores e instrutor Marcelo Ricci, o evento receberá os melhores atletas do Brasil e alguns da América do Sul, atletas selecionados e rankeados pelas suas respectivas Federações, Confederações e Clubes. Durante o encontro, serão realizadas decolagens do aeroclube e os pousos dos paraquedistas se realizarão num lago.

Entre as modalidades disputadas estão a de Pilotagem de Velames, que consiste em pousar no alvo com a maior distância e velocidade de planeio e no Corredor-Alvo instalado no lago são utilizados os paraquedas mais velozes do mundo, proporcionando muita emoção ao público.

“Os saltos ocorrem a partir de 1000 metros até 4000 metros de altura. São esperados mais de 60 paraquedistas, duas aeronaves estarão a disposição pra poder realizar essa grande quantidade de saltos. A entrada é franca e estão todos convidados a prestigiar esse belíssimo e importante evento esportivo em nossa cidade”, conclui Marcelo.

Mais informações no site: verticalspeed.com.br

Buscar cultura é buscar informação e esperança



Após curtir o show da banda O Rappa no último final de semana, a jornalista Amanda Alves decifrou que nunca se deve perder a esperança. Esperança esta de buscarmos um mundo melhor, justo e realista, como os diversas temas abordados nas composições da banda.
Em post de seu blog (http://1pessoa.blogspot.com), Amanda aproveita para unir essas informações e comenta sobre seu trabalho de conclusão de curso da faculdade. Vale a pena acessar e conferir.

Segue trecho do texto do blog de Amanda Alves:

Escrever sobre música não é meu forte, acho que já disse em algum momento isso, mas aprecio algumas bandas. É o caso d'O Rappa. Ontem pude ouvir mais uma vez as músicas da banda composta por Marcelo Lobato - bateirista, Lauro Farias - baixista, Xandão Meneses - guitarrista e o vocalista Marcelo Falcão em show em Floripa. O "Rodo Cotidiano" presente na discografia, a vida que pula nas ruas das cidades, o silêncio que precede nossas relações cada dia mais ágeis, velozes como as "minhocas de metal"....
Um vídeo do show e o restante do texto está inserido no blog: http://1pessoa.blogspot.com. Confira.

Foto: Eduardo - Jornal Notícias do Dia