segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Debate sobre as drogas é tema na Câmara de Vereadores


Por Cristiane Toschi

Membros das Polícias Militar e Civil e do Conselho Tutelar foram convidados a participar da sessão do dia 17 de agosto da Câmara de Vereadores para comentarem sobre as ações realizadas para inibir a entrada de traficantes no município. A solicitação foi feita pelo vereador Acácio Patrocínio dos Santos em sessão anterior.
Na ocasião, alguns questionamentos sobre o assunto foram feitos pelos vereadores para um membro de cada entidade. Representando a base local da Polícia Militar, o Sargento Guilherme relatou que: “A droga não está só aqui, isso não é surpresa pra ninguém porque a droga está em todos os lugares. Afirmo que está impossível trabalhar, pois estamos com um efetivo insuficiente. São três policiais que trabalham por dia. Peço a vocês que solicitem um reforço para os Governos do Estado ou Federal, sei lá, só vocês podem fazer esta solicitação”, afirma.
O presidente da Câmara, César Passos, afirmou por duas vezes que: “A casa fará um ofício solicitando um reforço para a Polícia Militar”.
Por sua vez o vereador Acácio disse que não se preocupa com os municípios vizinhos, e sim com o de Governador Celso Ramos. “Entendo que não tenha viatura e policiais suficientes, mas quero saber da situação daqui e não dos outros municípios. A coisa tá feia, todos podem ver. Não é mais maconha não, agora tem criança usando pedra, o crack chegou aqui e vai acabar com a união das famílias. Não é a primeira vez que reivindico uma ação sobre as drogas. Então peço para trabalharmos juntos e evitarmos que esta situação piore ainda mais”.
Em resposta o sargento Guilherme disse que se preocupa muito com o município. “Garanto que nosso contingente faz o possível, mas precisamos de ajuda do Legislativo, do Executivo e da população. Temos que nos unir”, solicita.
Em seguida o responsável pela Delegacia de Polícia Civil, Jean Carlo Cipriani, afirma que o trabalho de prevenção está sendo realizado, porém, com um efetivo insuficiente. “Desta forma o resultado torna-se prejudicado, não tem como. Atualmente eu trabalho como policial administrativo, fica mais difícil porque tem poucas pessoas para fazerem todas as investigações que devemos fazer. Também precisamos de um efetivo maior”. Questionado sobre a ajuda do Poder Executivo Jean diz que: “O prefeito colabora bastante tanto com a Polícia Civil quanto com a Militar. Inclusive conseguimos um policial. Aproveito para salientar que o trabalho de prevenção não deve ser feito somente com a polícia, a família deve intervir, saber onde o filho anda, não deixar os menores até tarde nas ruas, ter recreação. Uma família desorganizada é mais propícia a ter esse tipo de problema. O crack entrou com força. Esta sendo muito difícil trabalhar assim e não queremos que isso piore. E para finalizar gostaria de colocar minha opinião sobre a Farra do Boi porque nos dias de farra este lugar vira um lugar sem lei. Os caras traficam a céu aberto, vocês não sabem o que é ver e não poder fazer nada. Não sou contra a Farra do Boi, sou contra a baderna. Isso tem que ser pensado”.
O vereador Dando afirma que uma reunião deve ser marcada num horário diferenciado para que planos de ação sejam elaborados. A reunião foi marcada no dia da sessão, porém, desmarcada por problemas pessoais com um dos vereadores. Outra data está para ser marcada.
Antes de entrar o presidente do Conselho Tutelar do município, Zailton Benício da Silva, o vereador Acácio fez a seguinte declaração: “Existem crianças fazendo shows no Jordão, outras usando drogas. Isso preocupa a gente. Queria um esclarecimento do Conselho Tutelar”.
Zailton esclarece que o Conselho Tutelar não é órgão repressor, nem punitivo e sim zela pelos direitos da criança e do adolescente. “O conselho tem como atribuições atender as crianças e adolescentes, atender e aconselhar os pais, requisitar serviços públicos, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência. As famílias devem denunciar os casos, nós trabalharemos no caso que, muitas vezes têm apoio das Polícias Civil e Militar. Fazemos muitas blitz com eles, mas não temos poder de polícia para prender as pessoas”, relata o conselheiro que cita o Art. 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente – É dever da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público.

A Prefeitura Municipal promoverá uma reunião nesta quinta-feira, dia 10, para debater a questão das drogas, a reativação do Conselho Antidrogas e a implantação do Toque de Recolher até às 22 horas. Participarão do encontro ou foram convidados: as Polícias Militar e Civil, Delegado da Comarca, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Promotora, Secretaria de Segurança Pública e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário