segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Reunião propõe metas para combater as drogas






Barrar a entrada de traficantes de drogas no município de Governador Celso Ramos foi tema de debate ocorrido na última quinta-feira, dia 10, realizada no salão da Casa Paroquial. A reunião foi agendada pela Prefeitura Municipal para que este assunto fosse discutido, assim como as ações que serão realizadas com a chegada da temporada de verão.

Estavam presentes no encontro o Prefeito Municipal Anísio Anatólio Soares, os Secretários Municipais de Educação e Cultura Azenir Porto Soares, de Desenvolvimento Social Ivani Bernardes, de Saúde Valéria de Lima Lopes, de Planejamento Alcemir João Alves, de Administração Francisco de Oliveira Neto, de Obras Arli Garcia, o Sargento Guilherme da 3ª GPPM de Governador Celso Ramos, o Tenente Coronel Heriberto Rocha Peres e o Tenente Sandro Nunes da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o responsável pela Delegacia de Polícia Civil Jean Carlo Cipriani, quatro membros do Conselho Tutelar do município, diretores de escolas municipais e estaduais e os vereadores municipais César Passos, Adão Ávila, Anderson Ajair Santos e Antonio Fernandes.

Prefeito repassa alternativas para jovens talentos

O prefeito Anísio expôs sua preocupação com a situação das drogas que se espalha pelo mundo afora e agora também em Governador Celso Ramos. “Nosso município sempre foi tranquilo e não será agora que deixaremos com que algumas pessoas façam com que as famílias se desentendam por conta do tráfico e uso de drogas. Por isso, convoquei todos vocês para que juntos possamos fazer com que nossa cidade volte a ser o que era, sossegada, com uma população feliz e saudável. A Prefeitura ajudará no que for necessário para que uma atuação dos policiais seja firme e assim nossos jovens fiquem protegidos do câncer da atualidade, o mundo das drogas. Adianto que já trabalhamos de forma que nossas crianças e jovens tenham alternativas de atividades diárias no contraturno escolar e perspectivas de futuro com curso profissionalizantes. Foi iniciado este mês o Programa Segundo Tempo onde alunos das escolas municipais participam de atividades como vôlei, futsal, futebol de campo e outras. Com três unidades do PAIC – Portal de Acesso a Informação e Cidadania instaladas na cidade, crianças, jovens e adultos podem participar, gratuitamente, do curso profissionalizante de informática, aulas de inglês, espanhol, judô, capoeira, balé, dança, violão, música, artesanato e diversos outros. Novos talentos podem ser despertados com estes programas educacionais. Por isso os pais devem incentivá-los a frequentar os cursos e tirá-los da ociosidade. Nesses locais estarão aprendendo coisas boas e é tudo financiado pela prefeitura”, complementa o prefeito.

Município decretará toque de recolher

Entre uma dúvida e outra, os presentes questionaram os policiais militares e civil sobre como prevenir o tráfico de drogas e como proteger crianças e adolescentes. Uma das alternativas será a criação do ‘Toque de Recolher’, ação está inserida em diversas cidades brasileiras. Ainda não há definição de horários, pois, segundo o Tenente Sandro Nunes, o processo deverá ser feito juntamente com o Ministério Público e Juizado de Menores. “Os alvarás dos bares devem ser respeitados e os horários devem ser estabelecidos. Poderá haver mudança na baixa e alta temporada de verão, mas as diretrizes devem ser respeitadas”, adianta Nunes.

Conselho de Segurança será criado

Outra definição importante que rendeu no encontro foi a escolha da comissão que fará parte do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Reuniões já estão agendadas para que o conselho esteja ativo o mais breve possível. “Este é o órgão da comunidade que trabalha diretamente com a polícia. A comunidade é nossos olhos e assim qualifica e agiliza nosso trabalho. Temos que trabalhar unidos. Esta reunião e a preocupação de vocês estão muito boas, mas será muito melhor com o Conseg. Dá certo em outros municípios e, com certeza, dará certo aqui também”, afirma Peres.

Temporada de Verão terá mais efetivo

O prefeito Anísio Soares aproveitou a ocasião para solicitar ações que antecedam a temporada de verão. “Nos preocupamos muito com os moradores e, com a chegada do verão, também com nossos visitantes. Todos os anos a Polícia Militar atua com seriedade e presteza. Gostaria de saber como está a preparação para que nossa temporada seja agradável para todos os freqüentadores de nossas praias e demais pontos turísticos”.

Por sua vez o tenente coronel Peres afirma que o trabalho da Operação Veraneio está sendo programado para atuar no município. “Um reforço virá pra cá como todos os anos para fazermos os trabalhos de prevenção, barreiras, blizs e o que for necessário para coibir ações de ladrões e traficantes. Estamos também com um bafômetro que usaremos não somente na temporada”, adianta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário