segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Moradores da Praia do Antenor aderem ao tratamento de esgoto

Há quatro meses uma reunião mobilizou moradores da Praia do Antenor para aderirem à mesma ideia, tratar o esgoto doméstico. A Primeira Ação do Programa de Adequação do Sistema Hidro-sanitário, idealizada entre Vigilância Sanitária Municipal e Associação de Moradores da Praia do Antenor, aconteceu em 30 de maio deste ano, momento que muitos moradores compareceram e aceitaram o desafio.
Em reunião no último final de semana, dia 5, foi constatado que 54,8% dos imóveis se adequaram ao sistema neste período. Dos 154 imóveis notificados no primeiro encontro, 115 eram residências e 39 terrenos baldios, apenas três estavam com o sistema adequado. Agora o quadro mudou, 63 casas adequaram ao sistema e 52 ainda não se adequaram. “Num período de quatro meses, considero este resultado uma vitória. Por isso que o programa vai continuar. Daqui iremos para Armação da Piedade e Caieira”, afirma o diretor da Vigilância Sanitária José Roberto Quintino.
Os proprietários de imóveis que ainda não se adequaram terão mais um prazo, porém, se não fizerem um laudo de infração começará a ser emitido. “Não quero punir ninguém, mas se for necessário, o faremos. Depois quem responderá será o Ministério Público. Estamos fazendo nossa parte, vistoriando e orientando”, conclui Quintino.
Morador há nove anos no bairro, Valdo Lemos Cardoso, de 54 anos, tinha apenas fossa e sumidouro. Após as reuniões ficou sabendo da importância do filtro. “Se soubesse teria feito antes. Tem que ser feito o correto”.
Para um dos membros da associação, Jorge Fagundes, que possui uma casa de veraneio em frente à Praia do Antenor há 16 anos, as reuniões estão esclarecendo muitas dúvidas. “Também faltava o filtro no sistema de casa. Já comprei e será instalado nos próximos dias. Moro em Barreiros e lá não dá mais para ir à praia. Está tudo poluído. Não quero ter duas casas perto da praia e ter que frequentar uma mais distante. Agora conscientizo outras pessoas para que nos unamos pela mesma causa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário