segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Comunidade participa de intercâmbio cultural





Buscando outro foco no turismo local, o Águas de Palmas Resort e Lazer promoveu entre os dias 27 e 30 de agosto um Intercâmbio Cultural. Para atrair turistas de outros Estados e fora da temporada de verão, mostra o atrativo mais rico que o município de Governador Celso Ramos tem: a cultura e os costumes locais.
Sempre em busca de viagens culturais, onde alia o educacional, é o que os cerca de 60 integrantes do Consesp (Conselho de Entidades Sociais do Paraná) buscam em seus passeios anuais. Numa de suas viagens a Curitiba, o gerente do hotel André Malinverni, sugeriu o passei ao grupo que concordou em conhecer o município.
Uma extensa programação foi organizada pela equipe do hotel que convidou os Grupos de Idosos, Grupo Folclórico de Boi de Mamão da Fazenda da Armação, Terno de Reis, artesãos e outras pessoas que trabalham a cultura local. Logo no primeiro dia o Grupo da Melhor Idade de Curitiba pode apreciar uma bela recepção. Três senhoras com trajes típicos açorianos que teve a participação de dona Adélia, Laureci e Nalita. Seu Ayres e o Terno de Reis também tocaram e cantaram para os convidados. No período da tarde, uma apresentação da eira cantante, num cenário montado na varanda com peças antigas como máquina de costura, pilão, balaio, chaleira de ferro, bogo de café, e ao mesmo tempo as senhoras fazendo fuxico, crivo, renda de bilro, impressionou os paranaenses. A diretora dos Grupos de Idosos do município, Antonieta Mercês, coordenou esta apresentação e a do boi de mamão.
Diversas outras atividades, apresentações, visitas as ruínas do casarão e senzala, jantares típicos, passeios e muito mais teve a coordenação do hotel. “Este primeiro intercâmbio faz parte de um projeto do hotel porque queremos fazer encontros com pessoas de outros estados e vender não só o lazer, mas o destino, a região. Junto a comunidade o projeto se completa. Este município tem muito para mostrar. Não temos somente praias, temos rica cultura, costumes, artesãos, dança, música. Conforme o projeto for crescendo, ampliaremos para outros hotéis, para outras localidades do município, igrejas, ginásios, ruas. Na minha opinião deveria ser uma iniciativa da prefeitura e da cultura local e incluir num calendário. Estamos fazendo aqui e faremos o convite para todos participarem para termos turismo o ano todo na cidade”, adianta Malinverni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário