quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Abertas inscrições para o II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários

Por Amanda Alves

Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro

Estão abertas as inscrições para o II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários, promovido pelo Sebrae/SC. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre estudantes de nível superior, o projeto é inteiramente gratuito e oferece uma viagem ao Vale do Silício, berço do empreendedorismo, nos Estados Unidos aos quatro primeiros colocados, um de cada categoria (Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio). Uma das inovações desse ano é a premiação também para os professores orientadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro pelo site www.sebrae-sc.com.br/concurso/.

A elaboração de um plano de negócios é o requisito do Concurso. Ele pode ser voltado aos setores: Indústria, Comércio, Serviços ou Agronegócios e planejado para qualquer lugar do Estado. “Queremos levar conhecimento para todos, inclusive ao jovem do interior”, diz o coordenador do Concurso, Spyros Diamantaras. “O universitário tem o desejo de montar o seu próprio negócio, o que falta é uma cultura de incentivo ao seu projeto.”

Como premiação, o Sebrae/SC oferece uma viagem técnica ao Vale do Silício (EUA) aos primeiros melhores planos de negócios em cada categoria. Serão sete dias de viagem na cidade considerada o berço do empreendedorismo. E o professor orientador, nesta edição do Concurso, também ganha. Quanto mais estudantes ele orientar no desenvolvimento do plano de negócio, mais pontos ele ganha. Os planos de negócios classificados em segundo lugar ganham um Notebook Dual Core.

A ganhadora de 2008 pela categoria Serviços, Tayse Espinoza, 22, conta que a viagem proporcionou o contato com profissionais de grandes empresas mundiais, como Apple e Google. “Eram cinco empresas por dia que visitávamos e vimos muita gente jovem, universitários trabalhando, que gostam de criar desafios.” Segundo Tayse, que desenvolveu uma proposta de um centro de negócios internacionais para Florianópolis durante quatro meses, o plano de negócios é um início para quem está estudando.

“Recomendo participar e não somente pela viagem, mas pela visão de mundo que ganhamos quando desenvolvemos um negócio, é um primeiro passo”, diz Tayse. Da viagem, a vencedora diz que também trouxe a possibilidade de uma bolsa de estudos no exterior. “Gosto de empreendedorismo e o Concurso é um estímulo para darmos o melhor no negócio.”

Como participar - Estudantes efetivamente matriculados em universidades e faculdades de Santa Catarina podem participar do II Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários. Para tanto basta se cadastrar no Programa de Autoatendimento Negócio Certo www.sebrae-sc.com.br/negociocerto e se inscrever no concurso.

O desenvolvimento do plano de negócios deve ser inteiramente feito no ambiente virtual, etapa 2 do Programa de Autoatendimento Negócio Certo. No espaço, o estudante poderá participar de discussões sobre planejamento de negócios e outros assuntos relacionados à elaboração do plano de negócio, bem como ferramenta tira dúvidas e Tutoria. Mas, também pelo telefone 0800-6430401, o estudante terá orientações quando precisar, garante Spyros. “Queremos fomentar a capacidade empreendedora de cada estudante e contribuir nesse projeto.”

Concurso Plano de Negócio - O Concurso Plano de Negócio é uma iniciativa do Sebrae/SC e teve sua primeira edição em 2008, quando 867 estudantes se inscreveram. Todos os municípios catarinenses tiveram representantes. Para este ano, a expectativa é que triplique o número de participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário