segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Alvorada de Inverno lançada com presença gancheira


Por William Wollinger Brenuvida
deganchosegarranchos.blogspot.com

A Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis lançou a Antologia Alvorada de Inverno, sábado, 29 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores em Canelinha/SC.
O evento cultural reuniu poetas, escritores, atores e músicos, políticos e admiradores das artes. De acordo com o presidente da Associação, Miguel João Simão, a Antologia deu início à articulação literária na região.
Entre as autoridades literárias, além do presidente da Associação: Fídias Teles, Presidente da Academia Paranocatarinense de Letras; Celso Leal da Veiga Junior, da Academia de Letras Tijuquense de Letras e Prefeitura de Tijucas; William Wollinger Brenuvida, Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos; Janice Marés Volpato, Presidente do Instituto de Parapsicologia Pedro Grisa; Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Valdir Gomes, Presidente da Academia de Letras de Canelinha; Dorothy Steil, da Academia de Letras de Blumenau e Associação dos Escritores de Blumenau.
Autoridades políticas: Antonio da Silva e Maria Salete Montibeller, Prefeito e Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Canelinha; Elizabete Zunino Boos e Círia Zunino, Secretária de Educação e Cultura e Diretora de Eventos de São João Batista; Salete Cardoso, Vereadora de Biguaçu.
Apresentaram-se: a Orquestra de Câmara de Tijucas, com jovens e adolescentes músicos; Janaíra Reis, poetisa que fez a saudação a Canelinha; Fídias Teles, poeta e músico; Tatiane Pasdiora, poetisa; Douglas Tedesco, ator e poeta; Neusita Luz de Azevedo Churkin, poetisa e musicista; José Honório Marques, poeta; William Wollinger Brenuvida, poeta, que também foi o mestre de cerimônias.
Registraram-se ainda as presenças dos escritores: Luiz Bastiani, Luiz Fernando Schroh, Márcia Reis, Manoel Mário Reis Bittencourt, Ivocélio Dias, Ilse Maria Paulino Gomes, Naza Poeta, Maria do Carmo Tridapalli Facchini, Tiago Nilson da Silva, Morgana Fuchter Koerich e alunos da Escola de Educação Básica Abel Capella que se iniciam na arte da poesia.
Professor Miguel Simão falou ao público presente do trabalho da associação que conta com mais de 70 escritores dos municípios da região. “Acredita que escritores e poetas precisam participar de alguma instituição, facilitando assim seus contatos com outros escritores. Inclusive na hora de publicarem seus materiais e lançarem ao público, com certeza torna-se mais fácil e agrega mais pessoas nesses eventos”.
O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado. Houve sessão de fotografias, serviu-se farto coquetel aos presentes. Mais informações sobre a obra: 3262-0296 com o presidente da Academia Miguel Simão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário