quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vigilância Sanitária promove palestra para manipuladores de alimentos


Por Cristiane Toschi

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, através da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e Saneamento, promove nesta quinta-feira, 19, no Salão Paroquial de Areias de Baixo, mais uma palestra voltada aos profissionais que manipulam alimentos. Intitulada “Ações Preventivas em Doenças Transmitidas por Alimentos” já teve um encontro na última terça-feira, dia 17, em Ganchos do Meio.

Profissionais que trabalham em restaurantes, lanchonetes, padarias e outros comércios participaram da palestra para esclarecer dúvidas. O diretor da Vigilância Sanitária José Roberto Quintino explicou sobre as boas práticas para serviços de alimentação como higienização de alimentos, limpeza e sanitização, limpeza de equipamentos e utensílios, higienização e uniforme dos agentes manipuladores de alimentos e outros tópicos. “O objetivo deste trabalho é fazer com que os manipuladores atuam corretamente na área de trabalho. Desta forma, estarão protegendo a saúde dos consumidores e deles próprios. Hoje foi somente uma palestra, mas a Prefeitura Municipal pretende oferecer no próximo ano cursos de capacitação para os profissionais”, adianta Quintino.

Abordando o tema sobre doenças transmitidas por alimentos, a enfermeira Thayse Rosa comentou, entre diversos assuntos, como os microorganismos se multiplicam, preparação e congelamento de alimentos, a obrigatoriedade do uso de luvas, tocas, jalecos e máscaras, armazenamento e outros.

Após a palestra, os cerca de 30 profissionais da área de manipulação de alimentos esclareceram dúvidas. Para finalizar, o diretor da Vigilância Sanitária afirmou que “a partir da próxima semana iniciaremos as vistorias de rotina nos estabelecimentos de manipuladores de alimentos”.

Um comentário: