segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Alunos da rede municipal de ensino dão show no V Festival Cultural Quero-Quero Dançar








O público que prestigiou o V Festival Cultural Quero-Quero Dançar aprovou e aplaudiu as maravilhosas apresentações teatrais e de dança dos alunos da rede pública no último final semana. O evento, idealizado pela Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, através da Secretaria de Educação e Cultura, contou com mais de 30 espetáculos encenados por alunos das 14 escolas e centros infantis municipais de ensino. Nas duas noites de festival, sexta-feira, dia 20, e sábado, dia 21, também contou com apresentações dos grupos de dança do PAIC - Portal de Acesso a Informação e Cidadania.

As crianças apresentaram peças teatrais correspondentes aos livros lidos em sala de aula através do Projeto Quero-Quero - Literatura em Ação. Foram encenadas histórias, por exemplo, dos três porquinhos, chapeuzinho vermelho e outros clássicos da literatura brasileira. "Alunos do ensino infantil e do ensino fundamental participam deste projeto que incentiva o hábito da leitura. Professores e demais funcionários da escola também participam desses momentos literários. Os próprios alunos escolheram as histórias que encenaram ao populoso público que esteve nesta quinta edição do festival que visa valorizar o empenho desses alunos. O evento foi um sucesso, alunos, professores, diretores, pais e amigos adoraram ver o potencial dessas crianças. O projeto tem como objetivo também despertar novos talentos", comenta satisfeita com o resultado do evento a Secretária de Educação e Cultura Azenir Porto Soares.

Na segunda noite, sábado, dia 21, os alunos fizeram belas apresentações de dança. Os temas foram livres. Para a diretora da E.M. Prefeito João Baldança Sobrinho, Rozani D. da Silva, que conquistou dois troféus para a escola nesta edição do festival, considerou o evento muito importante para o desenvolvimento educativo e social das crianças. "Vale a pena fazer esses trabalhos culturais com elas", comenta.

A professora da E.M. Miguel Pedro dos Santos, Divalma Flores, afirma que os alunos do CEI adoraram participar do festival e de terem conquistado segundo lugar no teatro e terceiro na dança. "Além de incentivar as crianças a ler com projeto Quero-Quero, as ajuda a compreenderem os textos, a interpretarem, a encenarem, a se socializarem, e ainda é uma diversão. Há também uma importante participação dos pais. É um projeto importante e que deve continuar. Eu e meus alunos estamos orgulhosos pelo resultado do trabalho desenvolvido".

O Prefeito Municipal Anísio Soares ressalta que a atual administração trabalha com seriedade pensando numa geração preparada e com uma educação de qualidade. "Gostaria de dizer aos pais aqui presentes que seus filhos estão recebendo uma educação com acompanhamento de profissionais qualificados. Parte desse resultado está sendo apreciado nessas duas noites de festival. Eles têm talento e são incentivamos para isso em sala de aula através de projeto como o ambiental ‘Conhecer para Preservar', do projeto literário ‘Quero-Quero Literatura em Ação' e diversos outros. Temos ainda três unidades do PAIC - Portal de Acesso a Informação e Cidadania que oferecem aulas gratuitas de informática, inglês, espanhol, judô, balé, música, violão, dança e muitas outras. As crianças não ficam mais ociosas porque a Prefeitura Municipal oferece estrutura para que estudem e ampliem seus conhecimentos. No futuro administrarão nossa cidade e terão capacidade e conhecimento. Essas crianças serão a geração do futuro e é por isso que lançamos projetos que despertam talentos. Este festival cultural provou a capacidade delas. Parabenizo todos os participantes deste grandioso evento", afirma o prefeito Anísio.

Resultados do primeiro dia de evento com apresentações de peças teatrais - dia 20

Categoria Infantil

1º lugar com 327 pontos - E.E.B.M. Elvira Sardá da Silva, Areias de Baixo

2º lugar com 305 pontos - CEI Julia Sagás, Palmas

3º lugar com 293 pontos - CEI Roberto Manoel Callado, Fazenda da Armação



Categoria Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries)

1º lugar com 308 pontos - E.M. João Baldança Sobrinho, Palmas

2º lugar com 302 pontos - E.M. Prefeito Miguel Pedro dos Santos, Jordão

3º lugar com 272 pontos - E.E.B.M. Elvira Sardá da Silva, Areias de Baixo



Categoria Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª séries)

1º lugar - E.E.B.M. Elvira Sardá da Silva, Areias de Baixo (apenas este grupo participou nesta categoria).



Resultados do segundo dia de festival com apresentações de dança - dia 21

Categoria Infantil

1º lugar com 403 pontos - CEI Senhora dos Navegantes, Calheiros

2º lugar com 396 pontos - CEI Julia Sagás, Palmas

3º lugar com 377 pontos - E.M. Generosa Colondino Galo, Armação da Piedade



Categoria Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries)

1º lugar com 433 pontos - E.M. Dalma Luz de Azevedo, Calheiros

2º lugar com 402 pontos - E.M. João Baldança Sobrinho, Palmas

3º lugar com 392 pontos - E.M. Prefeito Miguel Pedro dos Santos, Jordão



Categoria Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª séries)

1º lugar - E.E.B.M. Elvira Sardá da Silva, Areias de Baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário