sexta-feira, 6 de novembro de 2009

46 ANOS NOS CAMINHOS DO PROGRESSO – GOVERNADOR CELSO RAMOS NOSSA TERRA.


No dia 06 de novembro a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina transforma a Resolução Nº 01 em Lei 929 que fixa a Sede do Município de Ganchos no Bairro do mesmo nome.
Essa Lei foi resultado do Projeto de Emancipação do Distrito de Ganchos, que teve com Idealizador e Autor o Vereador (na época) Miguel Pedro dos Santos, conhecido na região por Miguel Flôr.
Natural de Canto dos Ganchos, Miguel Flôr conhecia mais do que ninguém os problemas que o povo de sua terra enfrentava causados pela falta de estradas, luz elétrica, água encanada.
Ganchos vivia em condições de extremo isolamento e o excesso de pescados na região exigiam novos recursos, para o fortalecimento da indústria pesqueira que era geradora de emprego e renda para a população.
Era hora de mudanças, de novos caminhos e Miguel Flôr se fez valer das amizades e levar o seu Projeto de Emancipação até o final. Emancipar Ganchos não seria uma questão de honra, seria uma necessidade e o ilustre filho de Ganchos assim o fez.
Ganchos emancipado em 1963 têm como Prefeitos Provisórios Nagib de Oliveira Campos e Herondino Cipriano Sagás.
Em 1965 após a disputa eleitoral, Miguel Pedro dos Santos é eleito o primeiro Prefeito da cidade cumprindo seu mandato de 15 de novembro de 1965 a 30 de janeiro de 1970.
Foram anos de trabalho, de dedicação para transformar a cidade e vê-la crescer.
Hoje após 46 anos de emancipação Governador Celso Ramos tem recebidos gente de todo lado, gente que vem e que fica pela qualidade de vida que a cidade pacata do litoral catarinense oferece.
Essa terra que foi no passado destaque pela captura e industrialização de pescados é hoje um pólo turístico atraindo pessoas de todo Brasil. Esse crescimento turístico que tem oportunizado nativos a buscarem novas oportunidades de emprego e renda, seja na construção civil, nos hotéis, restaurantes, resorts e demais empreendimentos decorrentes do crescimento tem alavancado também o comércio local abrindo espaços a novos comerciantes a se fixarem no município.
Tudo isso em decorrência da emancipação, que transformou o antigo Distrito de Ganchos em Município. Tudo isso porque Miguel Pedro dos Santos ousou em transformar a terra em que nasceu numa cidade, e porque outros homens que sucederam acreditaram no futuro promissor da terra.
Homens que administraram a cidade e que ouvindo os anseios do povo criaram escolas, abriram estradas e asfaltaram, calçaram ruas, trouxeram ônibus escolares, ampliaram a rede escolar de ensino, fizeram postos de saúde, melhorando a vida do povo da terra.
Mesmo sendo um Município que ainda sofre com a falta de emprego gerando carência de recursos, nossa terra tem sobrevivido graças ao povo bom e trabalhador, graças aos governantes que nesses 46 anos demonstraram a força de trabalho, na preocupação de uma vida digna para os munícipes, mas, sobretudo a força empreendedora do homem que acredita nessa terra para investir, criando novos caminhos, trazendo outras oportunidades, confiando no homem da terra.
Quando emancipada nossa terra era apenas uma pequena casa vazia, precária, sem vida e no olhar de alguns um caso sem solução, uma terá sem perspectiva de progresso.
A maioria acreditou, o homem mudou suas idéias e a terra prosperou. Hoje Governador Celso Ramos e hoje a mão do progresso bate forte e faz o povo sentir o peso do desenvolvimento. O colorido dos prédios, o comércio que se estabiliza a cada dia, o ambulante que chega e que faz a festa nas pequenas coisas que vende. Tudo isso é progresso, é oportunidade, é crescimento.
Contudo nossa terra ainda preserva suas crenças, suas tradições, a vida simples do povo hospitaleiro e manézinho da beira da praia.
Governador Celso Ramos de todos os credos, de todos os povos, das diversas profissões. Governador Celso Ramos nossa Terra.

Autor: Professor Miguel João Simão

BIBLIOGRAFIA:
SIMÃO, Miguel João – De Ganchos a Governador Celso Ramos- 2001. Ed. Do Autor.
SIMÃO, Miguel João – Mulheres de Ganchos- 2006. Ed. Autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário