domingo, 15 de novembro de 2009

Município sediará 1ª Conferência Intermunicipal para Ostomizados

O município de Governador Celso Ramos sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Atenção às Pessoas Ostomizadas. O encontro acontecerá no próximo dia 16, a partir das 14 horas, no auditório do Águas de Palmas Resort. Organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, o evento conta o apoio da 18ª Regional de Saúde e do Grupo de Atenção aos Ostomizados (GAO).

Foram convidados para participar do encontro cerca de 150 profissionais da área da saúde e pacientes dos 22 municípios da Grande Florianópolis e regiões de Laguna, Brusque e Ituporanga.

Entre os diversos objetivos da conferência será mostrar que os pacientes ostomizados, aqueles que utilizam sondas, são pessoas normais e que precisam de cuidados e atenção. “Queremos sensibilizar os profissionais de saúde que esses pacientes devem ter um tratamento diferenciado. Precisam de atenção, de acompanhamento terapêutico e precisam ser ouvidos. Não é fácil de um dia para o outro se deparar com um objeto diferente no corpo com é o caso dessas bolsas. Após o período de adaptação, eles devem ter um apoio para se reintegrarem à sociedade. São diversos passos a serem seguidos e eles precisam da ajuda dos profissionais e dos familiares”, comenta a Secretária Municipal de Saúde Valéria de Lima Lopes.

Palestras serão realizadas por enfermeiros, profissionais da área de saúde e psicólogos. Além desses profissionais, foram convidadas para participar da conferência pessoas ostomizadas, familiares e profissionais da saúde de toda região. A paciente do município, Laurinete Luiza da Silva Medeiros, de 48 anos, utiliza a bolsa há pouco mais de quatro anos após fazer quatro cirurgias contra um câncer no intestino. “Será muito importante este encontro porque tenho certeza que os profissionais repassarão informações que desconheço e que poderá ser útil para mim e outros pacientes ostomizados. O uso da bolsa é desconfortável, mas tenho a esperança de que um dia não precisarei mais usar”, desabafa Laura, como é conhecida.

SEGUE PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

Abertura: Composição da Mesa 14H
Hino Nacional Mestre de Cerimônia 14H – 14H20M 20min
Vivência para apresentação dos participantes para integrar grupo. Viviane Cruz Perugini 14:20
Auto Cuidado Daniela Floriano 14:40h às 15:30h
CAFÉ 15:30h às 15:50h
Irrigação João Carlos Ghisi (pessoa ostomizada) Margarete Zanella Ghisi (familiar) 15:50h
Perfil dos ostomizados atendidos na 18ª gerencia de saúde;
Processo de aquisição de equipamentos; Valéria Cyrillo Pereira
Plenária Final Mesa redonda 17:20h
Encerramento Alfredo 17:50h

Nenhum comentário:

Postar um comentário