sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto de Lei prevê criação de um Centro de Prevenção de Desastres Climáticos

De autoria do senador Raimundo Colombo, projeto quer dar mais segurança e informações a estados e municípios em caso de catástrofe climática


Os fenômenos climáticos são responsáveis por 80% das catástrofes. Mesmo sem poder evitá-los é possível preparar e proteger a população. Pensando nisto, o senador Raimundo Colombo (DEM) encaminhou ao Senado um projeto de lei que prevê a criação de um Centro de Prevenção de Desastres Climáticos (CPDC). O objetivo é usar a tecnologia para evitar prejuízos e mortes decorrentes de catástrofes.

O CPDC irá atuar integrado aos estados e municípios como um centro de informação de utilidade pública para prevenção e alerta das possibilidades de catástrofes climáticas, como furacão, tempestades, inundações, incêndios florestais, entre outros. Entre as funções do CPDC, está a de monitorar informações geoclimáticas como, nível e vazão dos rios, velocidade dos ventos, temperatura, etc. O centro também irá manter um arquivo histórico e todas as informações estarão disponíveis gratuitamente ao público e pela internet.

Com as informações do Centro, rádios e televisões poderão avisar a população sobre situações críticas ou dar alertas sobre calamidades. “O Brasil não possui uma estrutura centralizada para receber, analisar e transmitir informações geoclimáticas, que possa funcionar como instrumento para emitir alertas à população potencialmente em risco”, explica o senador.

O projeto de lei da criação de um Centro de Prevenção de Desastres Climáticos está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, aguardando a designação de um relator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário