sábado, 7 de novembro de 2009

Escritores ganham espaço em inédito jornal literário




A idéia de montar um jornal diferenciado para que os escritores pudessem divulgar seus textos surgiu em Governador Celso Ramos e região no ano de 2004. Adiada diversas vezes, a vontade de montar o Jornal Littera – Despertar Literário renasceu neste ano e no mês de outubro foi lançado na 1º Feira do Livro e 1º Mostra de Teatro da Comarca de Biguaçu.
No editorial do jornal literário traz gêneros opinativos e informativos: poemas, crônicas, resenhas, entrevistas, artigos, notas, notícias e reportagens sobre autores e eventos literários. “O espaço está aberto a todas as pessoas que queiram expor suas idéias, sejam escritores editados ou não, independente da formação ou nível universitário”, informa um dos idealizadores do projeto, presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos e editor chefe do jornal William Wollinger Brenuvida que traduz o significado do nome adotado. “Littera é um termo em latim, mas deriva do grego e significa ‘letra’ e mais tarde ‘literatura’. É um despertar literário porque tem por objetivo divulgar a arte literária”.
Outras pesssoas ‘abraçaram’ o projeto e produziram a primeira edição. O jornalista, professor de língua portuguesa e estrangeira, e pós-graduado em Letras, Jackson Gil Ávila, é o jornalista responsável pelo periódico, Ariana Luz insere os textos no blog, Tonni Lima é o correspondente e André Dias faz a diagramação e a editoração eletrônica.
Com 2000 exemplares, o jornal circulará mensalmente nas cidades de Governador Celso Ramos, Biguaçu, Antonio Carlos, Tijucas e São José (Campus da Estácio Sá Santa Catarina). O conteúdo do jornal também está no blog: http://litterajornal.blogspot.com.

Legenda: Periódico foi lançado na Feira do Livro da Comarca

Um comentário:

  1. Li no impresso também! Obrigado pela postagem! A literatura vem ocupando, gradativamente, seu espaço. Saudações Fraternas e Literárias,

    ResponderExcluir