quinta-feira, 12 de novembro de 2009

‘Educação Especial na Escola Inclusiva’ será lançado na Livrarias Catarinense em Florianópolis

Muito se debate sobre educação inclusiva. Rosângela Machado reuniu em um livro toda sua experiência na área e lança no próximo dia 16 a obra Educação Especial na Escola Inclusiva na Livrarias Catarinense em Florianópolis.

O livro narra à desconstrução e reconstrução dos serviços de educação especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, tendo por base os fundamentos e princípios da inclusão escolar. “É uma prova de que é possível inovar as práticas de educação especial e dar novos rumos para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular/’, afirma a autora. Apresenta o desafio, a necessidade de se abrir a novas idéias, à reorganização dos serviços de educação especial de forma que seja complementar ao ensino regular e não um substitutivo.

A inclusão a que o livro se refere não limita-se apenas as crianças com deficiência, mas também as excluídas ou discriminadas. Quem já não presenciou gordinhos sendo isolados pelos demais? E na aula de Educação Física, quantos foram ignorados por não serem jogadores exímios? A discriminação não ocorre apenas entre os estudantes. Muitas vezes as avaliações servem mais para ver quem se encaixa nos padrões de aluno ideal do que para medir o progresso de cada um, dentro de suas possibilidades. "Esse padrão só gera sofrimento, pois a criança tenta atender às expectativas de uma escola que não valoriza seu potencial", afirma Rosângela.

Sobre a autora

Rosângela Machado é pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Especial pela Universidade de Gunma/Japão, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no período de 2001 a 2007. Coordenadora Geral da Política Pedagógica da Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP/MEC (2008/2009). Sua trajetória profissional inclui a atuação como professora especializada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, a publicação de artigos e livros sobre inclusão escolar e deficiência, palestras e conferências sobre deficiência, ensino, aprendizagem, inclusão escolar e o papel do atendimento educacional especializado.

Sobre o evento

Educação Especial na Escola Inclusiva (Ed. Cortez, 152 págs; R$ 26,00) tem lançamento e sessão de autógrafos no próximo dia 16 de novembro a partir das 19 horas na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Um comentário:

  1. assisti um programa de tv me chamou muita atençao sobre o assunto ainda se tem muito preconceito quanto a inclusao, precisamos de pessoas como a rosangela para tirar preconceitos inclusive de professores; beijos continue nesta luta.

    ResponderExcluir