terça-feira, 18 de maio de 2010

Mobilização geral pelo 18 maio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promove a partir de domingo (16) uma série de atividades para marcar 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O símbolo da campanha mais uma vez será uma flor e, com o slogan: “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.

A mobilização começa a partir das 8 horas de domingo (16), com abertura no parque da Cidade, em Brasília (DF). São esperadas 700 crianças e haverá apresentações culturais das entidades que compõem o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF. No final da manhã será promovida a já tradicional revoada de balões.

Na segunda-feira (17), será exibido o filme “Sonhos Roubados”, de Sandra Werneck, no Cinemark do Pier 21, em Brasília, às 14 horas. Em seguida haverá debate com as atrizes Kika Faria e Amanda Diniz. Além disso, será apresentada a peça “A Trajetória X”, dirigida por Fernando Villar, que é baseada em histórias de adolescentes que se encontram em situação de exploração sexual. A esquete será exibida também no dia 18, às 19 horas, no auditório 1, do Museu Nacional.

No dia 18 de Maio, no Salão Negro do Ministério da Justiça, será lançado o Prêmio Neide Castanha, que tem como objetivo reconhecer projetos e iniciativas exitosas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Neide Viana Castanha foi por oito anos secretária-executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além disso, Neide estava há 15 anos na coordenação do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), do qual era uma das fundadoras. É um dos ícones da luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

Para a mobilização geral do 18 de Maio também está previsto seminário em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), nos dias 20 e 21, no auditório José Carlos Gomes Carvalho do Edifício Roberto Simonsen, em Brasília.

Além do Distrito Federal, estão previstas atividades em outras sete unidades da Federação. Clique aqui para ler a programação em todo o Brasil.

O material de divulgação da campanha é composto por cartazes, banners, pulseiras, cartões, bottons, camisetas, abanadores e adesivos. Também será distribuída cartilha de orientação na prevenção ao abuso e a exploração sexual.

Histórico – A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Mobilização geral para o Dia 18 de Maio
Domingo, 16 de maio de 2010
O Comitê Nacional realiza a comemoração pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Parque da Cidade, das 08h às 13h, com público estimado de 700 crianças e adolescentes (Informações: 61 3347-8524)
DF- Brasília (Parque da Cidade)

Segunda-feira, 17 de maio de 2010
14h Exibição do Filme "Sonhos Roubados" de Sandra Werneck, seguido de debate com as presenças de Kika Faria e Amanda Diniz (Informações: Comitê Nacional - 61 3347-8524)
DF - Brasília - Cinemark do Pier 21

19h - Avant Première da peça “A Trajetória X”, dirigida pelo diretor Fernando Villar.
(Organização: Violes/SER/UnB - Assessoria: Ester Cleane - violes@unb.br - 61 3322-8937)
DF - Brasília (Auditório I – Museu Nacional - Conjunto Cultural da República)

Terça-feira, 18 de maio de 2010
10h - A Secretaria de Direitos Humanos e o Comitê Nacional promovem cerimônia em alusão ao 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o lançamento do Prêmio NEIDE CASTANHA (Organização: SDH - 61 2025-9907)
DF - Brasília (Salão Negro do Palácio da Justiça)

Quinta-feira, 20 de maio de 2010
14h - Seminário Nacional - "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfrentamento" - Realização: SESI/CN e SDH/PR (Informações: SDH/PR 61 2025-9907)
DF - Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário