quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Saúde do idoso recebe mais atenção do governo estadual

O atendimento de idosos no sistema de saúde catarinense passará por melhorias com a promulgação de um projeto de lei

Por Rafael Paulo

O governo estadual promoverá alterações no atendimento de pessoas com 60 anos ou mais na área de saúde. O projeto do deputado estadual Cesar Souza Junior (DEM) já foi sancionado e a norma está em vigor em todo o Estado. A lei n° 14.834/2009 estabelece, por exemplo, criação de unidades geriátricas com profissionais especializados no cuidado de idosos.

“A situação vigente nas unidades de saúde catarinenses é de desrespeito aos direitos fundamentais dos idosos garantidos pela Constituição Federal. O que a nova lei garante é o atendimento apropriados a essas pessoas”, explica Cesar Souza Junior.

Combate às filas

Contra a espera e filas no atendimento, a lei institui a prioridade dos idosos na marcação de exames, transplantes e cirurgias. “Acolher o idoso é um dever não só da família e da sociedade, como também do Estado”, avalia o deputado.

As alterações na legislação catarinense atenderão às necessidades de milhares de catarinenses. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2008, Santa Catarina tinha 685 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 11,2% da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário