sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Idosos participam do Dia Mundial da Alimentação Saudável




A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por intermédio das Secretarias de Saúde e Educação e Cultura, promoveu durante todo o dia de ontem, 16, o Dia Mundial da Alimentação Saudável. Participaram do encontro hipertensos, diabéticos e idosos.
O Posto de Saúde da Fazenda da Armação e cerca de 50 pessoas que frequentam o Grupo de Idosos Menino Deus, em Ganchos do Meio, contaram com a participação de uma equipe da Vigilância Epidemiológica e Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde e uma Nutricionista da Secretaria de Educação.
Pela manhã, no Posto de Saúde, as enfermeiras Roberta Cristina P. Corrêa e Thayse Rosa da Cunha, e a nutricionista Greice Ehrhardt, mostraram a pirâmide alimentar com os alimentos mais saudáveis, passaram um vídeo sobre hipertensão e fizeram um debate com os presentes. “Mesmo recebendo esclarecimentos através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – Sisvam da Secretaria da Saúde, eles sempre têm dúvidas. Esta foi uma ótima oportunidade”, afirma a enfermeira Roberta.
Na ocasião, a nutricionista Greice repassou informações sobre a importância de uma alimentação saudável, principalmente, para quem tem colesterol, para os hipertensos e diabéticos. “O importante para todas as pessoas é comer frutas e verduras, beber água e praticar atividades físicas. Aos idosos é muito importante se alimentar bem e evitar alimentos gordurosos, além dos tratamentos que devem ter acompanhamento médico”, informa.

Idosos participaram do encontro
Com 70 anos, Zenete dos Santos Porto é diabética, tem pressão alta e tem colesterol. “Sei de tudo que não posso comer, já evito muitos alimentos. Mesmo assim estou participando desse encontro porque sempre se aprende mais”.
A nutricionista entregou para Alexandrina Maria Francisco, de 66 anos, uma receita com linhaça dourada própria para elevar o bom colesterol e reduzir o ruim. “Ela disse que é bom também para reduzir a pressão arterial e é bom para o intestino. Começarei a colocar nas frutas e no iogurte porque tenho pressão alta”.

A Prefeitura Municipal promove, juntamente com as Secretarias Municipais, ações para ampliar e qualificar os serviços públicos. Na área da saúde, por exemplo, são atendidas 100 pessoas por noite, em média, no Pronto Atendimento de Saúde até 24 horas. Dos 98%, apenas 2% precisam ser encaminhados a hospitais da região. Todos os habitantes do nosso município têm acesso às consultas médicas com clínicos gerais, odontologistas, cardiologista, obstetra, pediatra, ginecologista, dermatologista e ortopedista.

10 passos para uma alimentação saudável
1 – Coma frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes ao dia.
2 – Consuma feijão pelo menos quatro vezes por semana.
3 – Evite alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras.
4 – Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango.
5 – Nunca pule refeições, faça três refeições por dia e três lanches. No lanche escolha frutas.
6 – Evite refrigerantes e salgadinhos de pacote.
7 – Faça as refeições com calma e nunca na frente da televisão.
8 – Aumente a sua atividade física diária. Ser ativo é se movimentar. Evite ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar.
9 – Suba escadas ao invés de usar elevadores, caminhe sempre que possível e não passe longos períodos na frente da televisão.
10 – Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário