quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Município conhece o software Siaci - Transparência na Gestão Pública

Por - Jésica Maia

Nesta quinta-feira (22), às 15h, o Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina) irá apresentar o software Siaci – Transparência na Gestão Pública à Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos. O Siaci é um sistema instantâneo de apoio à transparência e à gestão pública, já está em operação em cinco prefeituras catarinenses, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc).

Ao lado do prefeito Anisio Anatólio Soares, estarão presentes também a Secretária de Finanças, Valdésia da Silva, o Secretario de Gabinete, Edmar Souza, a Gerente de Controle Interno, Gisela de Oliveira, o Secretário de Administração, Francisco de Oliveira Neto, e a Chefe de Gabinete, Nair Sagás. A reunião acontece no Gabinete do Prefeito.

O software Siaci foi criado para que o controle interno e os gestores dos órgãos públicos possam acompanhar, por exemplo, as receitas, despesas, licitações, contratos e convênios. O programa já está em operação nas prefeituras dos municípios de Joinville, Blumenau, Xanxerê, Itajaí, Gaspar, Chapecó e Rio do Sul, além das câmaras municipais de Florianópolis, Biguaçu, Joinville e Blumenau. Para o prefeito de Rio do Sul, Nilton Hobus, "o Siaci é essencial para a segurança da administração. A utilização da ferramenta é uma revolução administrativa que vem trazer segurança para gestão do prefeito".

Com a implantação do Siaci a prefeitura pode ter uma visão de todos os atos no dia em que estes acontecem, utilizando as informações constantes do layout do e-Sfinge, sem duplicidade ou divergência de informações, podendo, ainda, fazer uma comparação dos números considerando três anos consecutivos. Permitindo maior transparência na gestão pública, o Siaci facilita a liberação de informações para o cidadão, o que possibilita um maior controle público dos dados.

"O Siaci foi desenvolvido e será mantido pelo Ciasc e pelo TCE/GCLH, o que dará à Prefeitura maior segurança em todas as suas ações baseadas nas informações contidas no banco de dados", completa o diretor administrativo e financeiro do Ciasc, Alfredo Kleper.


Serviço

O quê: Apresentação do software Siaci – Transparência na Gestão Pública

Quando: Quinta-feira (22), às 15h

Onde: Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário