quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Jovens empreendedores são premiados em programa do Sebrae/SC

Planos de negócio dos universitários são os destaques em Santa Catarina.





A competição foi acirrada. Foram mais de 145 projetos recebidos de toda Santa Catarina na segunda edição do Concurso Estadual de Plano de Negócio, promovido pelo Sebrae/SC. No almoço de premiação, que aconteceu hoje (09/12) na Fiesc, estiveram presentes autoridades, organizadores, participantes e, é claro, a torcida esperançosa de cada um dos oito finalistas.



Voltado a estudantes e professores de instituições públicas e privadas de nível superior do estado, o programa incentiva o empreendedorismo e oferece orientação gratuita para o desenvolvimento de projetos. “Só o currículo não basta. A prática em oportunidades como esta, aliada às lições dadas em aula, é o que constitui a experiência profissional do aluno”, explica o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara.



Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Tubarão e Indaial foram os municípios catarinenses representados pelos finalistas que, depois de muito suspense, finalmente ouviram os próprios nomes serem anunciados como os primeiros e segundos colocados em cada uma das categorias.



Premiações

Os quatro primeiros colocados foram premiados com uma viagem técnica ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), considerado o berço do empreendedorismo mundial. Serão sete dias de viagem para os que tiveram os planos de negócio escolhidos como destaque em cada uma das categorias. A partida está marcada para fevereiro de 2010, e levará os alunos para conhecer a sede das maiores empresas mundiais, como Google e Apple.



Kirley Ferreira Cardoso, premiada pelo projeto na área de serviços, afirma que o caminho foi difícil, mas que valeu a pena. “Não achei que fosse estar aqui hoje. Quase desisti, mas cheguei à conclusão de que é preciso arriscar para ganhar e, pelo jeito, deu certo”, conta a estudante do sétimo semestre de Administração da Assesc, de Florianópolis.



Cada dupla classificada em segundo lugar recebeu um Notebook Dual Core. Foi o caso de Alexandro Dutra Anacleto, acadêmico de Administração e Marketing do Ibes/Sociesc, de Blumenau. “Estou muito feliz. Me dediquei bastante e a participação no concurso foi uma forma de buscar conhecimento e colocar em prática toda a teoria que adquiri até agora”, afirma o estudante de 25 anos.



Do total de projetos recebidos este ano, mais da metade (57%) foram de estudantes do Vale do Itajaí, 15% da região Norte, 11% da Grande Florianópolis, 8,9% vieram do Sul do estado e os outros 6% do Oeste e do Planalto Serrano.



Em comparação com a primeira edição, o número de planos de negócios entregues pelos participantes aumentou em 290%. “Todo o sucesso alcançado nesta etapa é devido também ao envolvimento dos professores universitários na fase de elaboração dos planos de negócios”, garante o organizador do concurso, Spyros Diamantaras.



Os planos para o próximo ano são de aumentar o número de acadêmicos interessados em participar do programa. “Nosso desejo é que as universidades se juntem a esse movimento tão importante para a economia brasileira”, afirma Ortigara.



Premiados



Comércio

1º colocado – Caroline Franke (Furb, Blumenau)

2º colocado – Leonardo Momm Ponsam (Furb, Blumenau)



Serviço

1º colocado – Kirley Ferreira (Assesc, Florianópolis)

2º colocado – Alexandro Dutra Anacleto (Ibes/Sociesc, Blumenau)



Indústria

1º colocado – Bárbara Samanta de Oliveira (Furb, Blumenau)

2º colocado – Joel Gelson Patrício Lima (Fucap, Capivari de Baixo)



Agronegócios

1º colocado – Diego Benedet Bristot (SATC, Criciúma)

2º colocado – Bruno Fioravante Vale (Senac, Florianópolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário