quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Acompanhante de paciente idoso poderá ter despesas pagas

Por Claudia de Conto


Os planos e seguros privados de assistência à saúde poderão ser obrigados a cobrir as despesas para o acompanhante de paciente idoso, de acordo com o projeto (PLS 317/07) aprovado nesta quarta-feira (2), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Para o relator, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), o objetivo do projeto é proteger a pessoa idosa. “As políticas públicas precisam ser capazes de suprir, de forma adequada, as demandas dos cidadãos dessa faixa etária, carentes de atenção e de serviços na área de saúde”, ressaltou.

Colombo explicou que até o momento, a lei dos planos de saúde é omissa em relação a essa questão e por isso dá margem ao desrespeito à proteção ao Estatuto do Idoso. “É preciso preencher essa lacuna existente no ordenamento jurídico nacional. Definir expressamente a responsabilidade dos planos de saúde é corrigir as imperfeições legais em favor dos desprotegidos e menos favorecidos”, afirmou.

Em 2007, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelou a presença de quase 20 milhões de idosos no Brasil, ou seja, 10,5% do total da população. Na faixa etária de 70 anos ou mais o total apresentado foi de 8,9 milhões, correspondendo a 4,7% da população brasileira. "Garantir ao idoso, em um momento difícil, que tenha a companhia de um familiar é imprescindível. A forma como tratamos o nosso idoso reflete como seremos tratados no futuro”, conclui o senador.

Atividade parlamentar: Também nesta quarta-feira, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça o projeto de autoria do senador que prevê uma punição maior para os postos de combustíveis e estabelecimentos que adulterarem combustíveis. Agora, o projeto segue para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e fiscalização (CMA) e pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), onde receberá decisão terminativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário