quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vícios - Pais se preocupam com filhos mais jovens

2ª Matéria sobre as Drogas

Nos dias atuais as pessoas se preocupam com o fácil acesso às bebidas e ao consumo de drogas que cresce em todo país e no mundo. Sem querer fechar os olhos para a realidade, mães e pais de adolescentes ou mesmo os mais velhos que ainda estão solteiros se preocupam com os vícios da atualidade. Além do cigarro e das bebidas alcoólicas consideradas lícitas, todos se assustam com a chegada das drogas ilícitas como a maconha, a cocaína e o crack.
Alguns pais que moram na Fazenda da Armação expõem suas preocupações com relação aos filhos. A técnica de enfermagem Etelvina Odete Costa Pontes, 51, tem quatro filhos. São três mulheres de 22,23 e 31 anos e um adolescente de 13. “Antigamente tudo era diferente e os vícios eram outros como com quem o filho ia namorar. Hoje não, eles querem sair para curtir e nós não podemos proibi-los. Acabo dando conselhos, pedindo para não experimentarem nenhum tipo de droga. Falo que a passagem da droga é só de ida, não tem volta. Tem muitos jovens que usam drogas, tanto que minha filha diz que não consegue encontrar um namorado porque muitos deles são viciados”, comenta Etelvina.
A forma encontrada por Adriana Nilta da Silva, 37 anos, de alertar a filha de 14 anos é proibi-la de ir a festas que ultrapassem o horário. “Ela pode sair, mas controlo horários, com quem ela sai e digo que, se for para beber algo, que pegue diretamente da fonte, nunca de estranhos. Em minha opinião a polícia deveria pegar mais firme nessa questão, porque o consumo e o tráfico de drogas estão aumentando a cada dia”, relata a funcionária pública.
O técnico de enfermagem Alessandro Tarjino Jorge, de 31 anos, que tem um filho de cinco anos, vai além. “O foco do tráfico de drogas está nas entradas do município, nos bares, nas boates. O acesso é muito fácil, por isso que deveria ter uma rotina maior de fiscalização nesses lugares. A polícia deveria abordar mais, porque eles intimidam e impõem respeito. Acho também que os pais têm um pouco de culpa, porque deixam os filhos menores de idade soltos na rua até altas horas. Depois que a pessoa consume a droga, será difícil voltar”, opina Jorge.

Legenda: Pais apoiam campanhas contra as drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário