sábado, 25 de julho de 2009

Entidades e profissionais indicam formas de prevenção às drogas

Preocupados com o aumento do consumo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, grupos religiosos, órgãos públicos e profissionais citam alternativas de prevenção.

Grupo de jovens da igreja
O Movimento Jovem Emanuel “Deus Conosco” da igreja católica visa resgatar o jovem. A ideia partiu de dois casais, Aninety Alves Garcia e Anilton Cesar Garcia e Edna Sagas e Vandré Sagas que, após uma conversa com padre Osni, quatro reuniões já foram realizadas. “Queremos trazer o jovem para evangelizar outros jovens. Nas reuniões cada um tem uma função. Um faz a oração, outro prepara a dinâmica, outro transmite uma mensagem de perseverança, incentivo, apoio. Abordamos diversos temas como a família e logo falaremos sobre a questão das drogas”, adianta Aninety. A próxima reunião será realizada no próximo dia 18, às 19h30, no salão paroquial da Igreja Matriz. Todos podem participar.

Psicóloga expõe formas de prevenção
A psicóloga Fernanda Bisol que atende pais e jovens pela Secretaria de Desenvolvimento Social e já trabalhou com prevenção ao consumo de drogas nas escolas, afirma que a maior característica está na auto-estima. “Tudo deve ser trabalhado desde criança. Os pais devem dar carinho, oferecer uma boa alimentação e um ambiente saudável para morar. Se ela cresce com más condições, a auto-estima ficará baixa e a probabilidade do consumo de bebidas, cigarros e outras drogas pode ser maior. Deve haver diálogo e buscar sempre o equilíbrio. Para tudo tem um limite, seja para comer, seja para beber. Pode ser refrigerante, salgadinho. Se os pais não estiverem preparados para conversar com seus filhos, podem pedir ajuda para psicólogos e profissionais da área de assistência social e conselheiros tutelares. Todos podem auxiliá-los a desmistificar este assunto, repassando informações”, esclarece a psicóloga.
Seguem outras formas de prevenção: não ofereça goles de cerveja para crianças achando bonito ou engraçado. Tenha hábitos saudáveis, porque os pais influenciam no comportamento dos filhos. Fique atento por onde seu filho anda, com quem e o que está fazendo. Mudanças no comportamento podem ser sinal de problemas. Não mostre a eles que bebe para relaxar ou superar a timidez, eles podem associar que substâncias químicas ajudam na superação de problemas. Telefone para falar com a psicóloga Fernanda ou conselheiros tutelares: 3262-2460.

Polícia Militar indica disque-denúncia
O Sargento Guilherme da 3ª GPPM de Governador Celso Ramos afirma que o trabalho de prevenção com barreiras simultâneas é feito para dificultar a ação de traficantes. “Atuamos desta forma para não deixar os delinquentes entrarem no município. Mas este trabalho deve ser feito junto com a comunidade, porque assim passarão os pontos de tráfico. Em seguida encaminhamos para o juiz que nos enviará o documento de busca e apreensão. Ligando no 0800-481717 estarão ajudando este trabalho e as pessoas não precisam se identificar”, diz o sargento que repassa o telefone da Base Policial de Palmas também para denúncias: 3262-8345.

Prefeitura oferece cursos gratuitos para jovens
A Prefeitura Municipal oferece no PAIC – Portal de Acesso a Informação e Cidadania cursos profissionalizantes de informática e aulas de inglês, espanhol, teoria musical, dança, ioga, capoeira, judô e outros. O público-alvo são as crianças, os jovens e os adultos. Os cursos são gratuitos e o município conta com três unidade: Fazenda da Armação, Ganchos do Meio e Areias de Baixo. Entre os objetivos, é formar cidadãos, despertar talentos, prepará-los para o mercado de trabalho e tirar os jovens da ociosidade. Mais informações pelo telefone: 3262-0434.

Campanhas contra as drogas
Diversas campanhas são realizadas contra o abuso do álcool ou uso de drogas. Nos últimos meses uma campanha chama a atenção. Com o título: Crack Nem Pensar, idealizada pelo grupo RBS, disponibiliza entrevistas, fotos, vídeos, camisetas e adesivos para download no site www.cracknempensar.com.br . Acesse e mantenha-se informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário