sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pescadores da Praia Grande reclamam da pesca de malha






Das seis da manhã às seis da tarde os 14 pescadores artesanais da Praia Grande, em sua maioria aposentados, ficam de plantão para fazer bons lances de tainha. Porém, o máximo que pescaram até o momento foram cerca de 200 peixes. Para eles o que prejudica a pesca são os pescadores que colocam as redes de malha nos costões durante a noite.

Para o patrão do barco Ozair Saulo dos Santos, 55 anos, a cada ano aumenta o número de pessoas que pescam desta forma. “Eles invadem o limite, ficam a noite toda e ainda espantam os peixes daqui. Estamos fazendo tudo certo para construirmos nosso rancho na praia, tiramos o motor da canoa para não recebermos multa do Ibama e da Capitânia dos Portos, o prefeito Anísio nos ajudou para liberarem, mas ai acontece isso e desanima”, expõe Ozair que não é aposentado e precisa da pesca da tainha para movimentar a renda.

Esclarecimento do Ibama e ICMBio

Por meio da Instrução Normativa Ibama nª 13, de 14 de maio de 2009, Art. 6ª Proibir, anualmente, no período de 1ª de maio a 30 de julho, no litorial deo Estado de santa Catarina, a menos de 800 metros das praias licenciadas para a prática de arrastão de praia usando canoa a remo, e a menos de 300 m dos costões rochosos, o exercício da pesca com o emprego dos aparelhos e/ou modalidades ao lado discriminadas": a) redes de cerco; b) captura de isca viva; c) redes de caça e malha; d) redes de trolha; e) redes de emalhar fixas; f) cercos flutuantes; g) fisgas; h) garatéias; i) farol manual; j) pesca de espada; e, k) tarrafas. Os órgãos competentes solicitam que qualquer irregularidade deve ser denunciada pelos telefones: 48 3282-9002 ou 48 3262-1863.

Tecnologia chega para pescadores artesanais – Como as praias são extensas e um vigia deve ficar em cada canto da praia e outro no centro para avisar quando uma malha de peixe se aproxima, é utilizada uma camiseta em movimento para avisar o patrão e os outros pescadores. Na Praia Grande uma nova modalidade foi adquirida, um comunicador via rádio. Cada um dos três vigias e o patrão possuem um rádio para facilitar a comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário