terça-feira, 8 de setembro de 2009
Paraquedistas colorem o céu da cidade
Por Cristiane Toschi
Cabeças voltadas para o céu. Isso foi o que aconteceu no último final de semana do feriado de 7 de setembro. Paraquedistas profissionais e intermediários participaram do I Campeonato Brasileiro e Sul Americano de Paraquedismo no município. Organizado pela Vertical Speed Clube Escola de Paraquedismo e homologado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, teve 60 inscritos.
Os atletas sul americanos não compareceram e muitos brasileiros não passaram no qualify, ou seja, prova de qualificação. Apenas nove paraquedistas participaram do campeonato que chamou a atenção de muitos curiosos. “Já tinha visto os paraquedistas e o pessoal que salta de parapente. Normalmente é no verão quando estou curtindo uma praia. Agora um campeonato assim não tinha visto ainda e achei bem profissional e bonito ver de perto. Dá vontade de voar também”, anima-se a assistente social Olindina Maria da Silva.
Os participantes são selecionados e rankeados por suas respectivas Federações, Confederações e Clubes. Foram realizadas decolagens do aeroclube e os pousos dos paraquedistas ocorreram num lago. Os saltos foram feitos numa altura de 4000 pés, aproximadamente 1.500 metros.
Duas categorias, profissional e intermediários, e três modalidades: velocidade, distância e precisão foram os obstáculos que os participantes tiveram. Para conquistar pontos nesses campeonatos o profissional deve fazer uma curva no ar, repentinamente, para virar o paraquedas em direção a pista de entrada (ainda no lago); tocar na água com o pé em diversos momentos; quanto mais próximo do alvo pousar, mais pontos são conquistados; não cair e não encostar as mãos no chão também acumulam pontos.
O organizador do evento, Marcelo Ricci, que já participou do Campeonato Mundial na Eslováquia no ano passado, também participou do campeonato do final de semana. “As escolas de paraquedismo se inscrevem na federação e são selecionadas para promover campeonatos. Como o local é propício, tem um grande lago, fomos escolhidos para sediar aqui. O tempo não está muito bom, mas dá para fazermos um bom campeonato”, afirma Ricci. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 7.
Mais informações e resultados acesse o site: www.verticalspeed.com.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário