quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

II Concurso Estadual de Plano de Negócio premiará ganhadores com viagem internacional

Após análise dos 145 projetos recebidos de universitários todo o estado, chegou a hora de conhecer os finalistas do II Concurso Estadual de Plano de Negócio, promovido pelo SEBRAE/SC. Esta semana, uma equipe de consultores do SEBRAE/SC avaliou todos os planos de negócios recebidos e divulgou os oito participantes finalistas em cada uma das categorias: Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios.

Alexandro Dutra Anacleto, de Indaial, e Kirley Ferreira Cardoso, de Florianópolis, são os dois indicados para os projetos no ramo de serviços. Em agronegócios, classificaram-se Diego Benedet Bristot, de Criciúma, e Bruno Fioravante Vale, de Florianópolis. Caroline Franke e Leonardo Momm Ponsam, ambos de Blumenau, enviaram planos na área de Comércio; enquanto no ramo industrial concorrem os projetos de Joel Gelson Patrício Lima, de Tubarão, e Bárbara Samanta de Oliveira, também de Blumenau, no Vale do Itajaí.

Dos oito finalistas, os quatro primeiros colocados serão premiados com uma viagem técnica ao Vale do Silício (EUA), considerado o berço do empreendedorismo mundial. Serão sete dias de viagem com tudo pago e partida prevista para fevereiro do próximo ano, o que oferece a oportunidade de professores orientadores e alunos universitários vencedores conhecerem a sede das maiores empresas mundiais, como Google e Apple.

No ano passado, a grande vencedora Tayse Espinoza, 22, pode viver esta experiência. Segundo ela, o pessoal jovem que trabalha na região a empolgou. “Gosto de criar desafios e senti isso nas empresas de lá”.

As duplas que ficarem classificadas em segundo lugar receberão um Notebook Dual Core.

A cerimônia de premiação e divulgação dos primeiros e segundos colocados em cada uma das categorias será na próxima quarta-feira, 9, durante almoço especial realizado na Fiesc.

Negócio Certo

Voltado a estudantes e professores de nível superior de Santa Catarina, de instituições privadas ou públicas, o II Concurso Estadual de Plano de Negócio abrange desde os universitários das grandes cidades até os do interior. “Queremos levar conhecimento para todos, inclusive ao jovem do interior”, afirma Spyros Diamantaras. “Com a ideia, o Sebrae estimula os universitários a entenderem que a abertura de um negócio próprio de forma planejada é uma grande opção para a viabilização do autoemprego”, continua.

Do total de projetos recebidos este ano, mais da metade (57%) foram de estudantes do Vale do Itajaí, 15% da região Norte, 11% da Grande Florianópolis, 8,9% vieram do Sul do estado e os outros 6% do Oeste e do Planalto Serrano.

Com base nos projetos recebidos, o Sebrae/SC aponta que 72% são voltados aos setores de comércio e serviços, enquanto 19% abrangem a indústria. A ênfase vai ao segmento de agronegócios, que sofreu acréscimo de 1.300% em relação ao ano passado, totalizando em 10% o total de planos que envolvem a área.

Em comparação com a primeira edição, o número de planos de negócios entregues pelos participantes aumentou em 290%. “Todo o sucesso alcançado nesta etapa é devido também ao envolvimento dos professores universitários na fase de elaboração dos planos de negócios”, garante o organizador do concurso, Spyros Diamantaras.

FINALISTAS II CONCURSO ESTADUAL PLANO DE NEGÓCIO

- Alexandro Dutra Anacleto
- Bárbara Samanta de Oliveira
- Bruno Fioravante Vale
- Caroline Franke
- Diego Benedet Bristot
- Joel Gelson Patricio Lima
- Kirley Ferreira Cardoso
- Leonardo Momm Ponsam

Nenhum comentário:

Postar um comentário